segunda-feira, setembro 28, 2009

Uma verdade inconveniente

[Tempestade em copo d'agua>Revista Surf Portugal # 186>Julho 2008]



Aprendemos da forma mais dolorosa como lidar com a perda e injustiça.
Lá estava eu, grudado e atento ao campeonato mais esperado do ano (bem, talvez seja um exagero), pronto para um punhado de baterias interessantes, copo d'água e uma saudável pêra portuguesa me acompanhando no testemunho do primeiro teste real para Tiago Pires no WCT.
Até agora Saca tinha encontrado gente familiar de qualquer guerrilheiro do WQS, Tom Whits, Dayan Neve, Jeremy, Mineiro, Léo, tava na hora de encarar uma parada dura contra um dos 5 surfistas mais temidos do mundo e Joel, seu companheiro de equipe (e segundo um passarinho cantou aqui ao lado, talvez um desafeto), rival dos tempos de Pro-junior.
Aproximando-se dos 14 minutos duma bateria morna, mar de ondas quase sem graça para a afamada e terrível bancada de Teahupoo, nosso herói dropa para a glória reservada a poucos que frequentam o WCT: um 10.
Uma nota 10! Pipocam mensagens de torcida apaixonada.
Essa contenda está liquidada, pensamos em coro.
Mas, esperem, estamos diante do Parko, surfista que sozinho movimenta mais dinheiro que todo mercado português, por influência e prestígio. Numa carreira de quase dez anos, dois vices, seis vitórias...Meu Deus! esse camarada é um mito do esporte e nem completou 28 anos (tem um ano menos que o Saca).
Esse é um jeito de ver...
Outro, é olhar pro Parko como um vilão de desenho animado, torcendo as pontas do bigode enquanto bola planos diabólicos para fazer mal ao mocinho.
Digamos que nem muito Dick Vigarista, nem lá um Pateta.
Joel já despedia-se do campeonato quando percebeu que o inocente Tiago era capaz de morder a isca...
É bem possível que Saca numa situação como aquela tentaria jogar com as regras, estivesse ele no lado oposto do ringue, o sufista que quer chegar lá, e lá permanecer!, precisa saber dessas sujeirinhas- goste, não goste.
Querem saber ? Com uma nota dez num mar como aquele, quase sem ondas, com intervalos gigantes, mesmo contra um Parko, o surfista experiente (que Saca é) tinha que agarrar-se a prioridade como uma bóia salva-vidas e esperar até vir uma daquelas raras ondas que acabavam por vir naquele dia.
Onde Saca estava com a cabeça quando remou pr'aquela maldita onda ?
Aquilo não era sequer um potencial 7 e Joel já tinha jogado a toalha com apenas dez minutos restando no cronômetro.
O leitor solidário ao erro do nosso querido protagonista apressa-se em perguntar quem diabos sou eu para julgar um surfista que está entre os 44 melhores do mundo.
Rapidamente me defendo dizendo que não estou aqui julgando nada, apenas analisando uma situação pouco comum nesse conturbado mundo das competições subjetivas e, ai!, abstratas, Tiago precisa ter frieza para avaliar em poucos segundos o próximo passo, grandes vencedores são feitos desse poder de síntese veloz.
Vejam, por exemplo, a improvável interferência do Slater em cima do Manoa, logo em seguida à do Tiago, completamente diferente em forma e conteúdo, feita ainda em momentos de indefinição da bateria, contra um perigoso adversário passivo de provocação.
Slater fazia exatamente o mesmo que Parko, explorava as fraquezas do surfista inexperiente, pena que o feitiço virou contra o feiticeiro (pena pro Slater).
Em 2008 um dos grandes desafios do Saca é ter essa consciência de bateria, principalmente de antecipar os passos dos outros 43.
A estratégia de surfar e deixar surfar funciona, quem sabe, no WQS mas no WCT... nem Slater faz mais isso.
Não se trata de aprender a sujar as mãos, muito ainda pelo contrário.
Saca realizou a pior das constatações: Errei.
Restam oito etapas para acertar ou o resto da vida para lamentar.

7 comentários:

  1. lgamar6:15 AM

    é! foi um erro do saca.
    mas não concordo com a análise.
    porque o erro do saca foi apenas arriscar quando não valia a pena sequer entrar nesse jogo. faltou dizer na análise que a mudança de prioridade (do saca para o joel) foi dada directamente pelo amigo pessoal do joel. julgo que nem devem ter avisado o pobre do saca, que também nem tinha feito qualquer movimento para perder a prioridade e de repente... ainda esse ano em trestles, situação invertida, o saca precisando de virar a prioridade com o damien para a estocada final e os comparsas do americano deixaram-no com a prioridade depois de remar para uma onda e nao entrar...

    ResponderExcluir
  2. Julio, se você tiver o e-mail do Heitor Alves mande este texto para ele. É notório que ele acredita piamente que a estratégia de surfar e deixar surfar funciona....

    ResponderExcluir
  3. Bem, depois reclamam de piada de portugues...

    ResponderExcluir
  4. Bem, depois reclamam de piada de portugues...

    ResponderExcluir
  5. andrepereiracosta as piadas de portugues são as mesmas de alentejanos! todos quermos ir para lá! os brasileiros para portgal. os portugueses para o alentejo! abraço

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:56 AM

    nenhuma palavra em relação à vitória do mineiro?

    ResponderExcluir
  7. Mineirinho campeão nas Oropa!
    Tomara que dê um revertério e ele leve logo este ano! Já pensou?
    Aí é que o Slater cria mesmo o Elite Tour Só Para Amigos!

    ResponderExcluir

Diga lá...