terça-feira, novembro 06, 2007

Mick Campeao


Pode comemorar Mick!

Deve ser duro para um homem com o histórico do Cory Lopez, 8 vezes entre os top 16 do WCT, ter que enfrentar a longa caminhada de volta ao palanque do campeonato depois de perder a bateria e ficar quase absolutamente sem chance de se requalificar.
Cory andou vagarosamente, parou para tirar fotos com os fãs, deu autógrafos e dirigiu-se ao chuveiro, abriu a água e lá ficou por algum tempo, olhos fechados, sem saber direito o que sentir.
Cory perdeu para um Mick Campbell atento e pilhado: “O surfista tem que estar esperto hoje e fazer com que cada onda renda bons pontos. As condições estão bem difíceis e uma boa escolha de ondas pode ser decisiva”
Fazia tempo que o WCT não ficava tão embolado, menos de 500 pontos separam o 18, Travis Logie, do 36 Cory Lopez.
Um milagre em Pipe pode salvar Cory - e Cory é um dos poucos capazes de fazer milagre em Pipe.
Cory e Bruce.
Bruce pode respirar um pouco ao bater Occy que deu adeus ao WCT, mas logo em seguida perdeu para o Sul-africano Ricky Basnett com a menor média do evento, um medíocre total de 4.17.
O penúltimo campeonato do ano é melancólico para alguns. Mick Lowe, The Australian Keg, anunciou sua saída (Lowe se recusa a correr o WQS, diz que quem não se classifica pelo WCT não merece estar lá), Trent Munro tambem anuncia aposentadoria.
Para outros é a glória, o brasileiro Heitor Alves teve seu grande momento vencendo um desatento Bobby Martinez em condições difíceis, 5 a 6 pés balançados com algumas série fechando tudo e lavando os competidores. Heitor estava radiante: "Acho que no ano passado eu sofri mais pressão, pois caí com o Andy, que estava disputando o título com o Slater. Poderia ter vencido a bateria, mas infelizmente não deu. Agora, sem pressão nenhuma, o negócio é só surfar"
O Mar começava a se ajeitar quando Rodrigo Dorenelles entrou n'água para enfrentar Adriano Mineirinho, os dois estavam empatados no ranking e Pedra surfou brilhantemente as volumosas direitas da Praia da Vila, usando a borda da sua 6'2'' com confiança e firmeza:"O Mineirinho é muito perigoso, então não podia dar mole. Tive a felicidade de escolher bem as ondas e peguei umas abrindo ali para garantir a vitória" disse Dornelles.
O primeiro dez saiu na bateria seguinte, Joel Parkinson aniquilou o bi-campeão brasileiro Jihad com um surfe que deixou Slater e Fanning vibrando na área de competidores: "9.5" arriscou Kelly.
Foi numa esquerda que Parko deu seu show, apenas tres manobras, uma esquerda de 5 pés, a primeira arriscando por baixo do lip que caía, uma segunda mais abusada, finalizando com uma batida absurda na junção, dessas que paramos pra ver em camera lenta nos vídeos de surfe: "It was a good wave, sometimes you wait for'em and got lucky. I've been having a lot fun here in Brasil in these last few years'.
Taylor Knox, Dingo e Ace Buchan perderam para Dayan Neve, Neco Padaratz e Luke Stedman respectivamente.
A praia enchia antecipando as baterias de Fanning, Slater e Burrow.
Fanning enfrentaria Marco Polo, um dos poucos surfistas convidados capazes de causar um sério aborrecimento, felizmente para o líder Polo nunca se achou na bateria e deixou o caminho livre para a decisão do título ainda em terras brasileiras.
"Depois da Europa fui para Australia e fiz cinco pranchas novas mas não gostei de nenhuma e voltei pras minhas velhas. Essa prancha que usei hoje é a mesma que venci em Hossegor. Vamos ver como me saio aqui."
Fanning encontrará Stedman na próxima fase.
Na noite passada, coquetel de lançamento da banda do Teco Padaratz, El Niño, Slater esperou o show terminar e subiu no palco, ficou durante mais de uma hora tocando seu violão e cantando um repertório eclético.
Slater se alimenta da atenção que recebe, é um desses caras que não só não se intimida como cresce com esse tipo de ambiente.
Em plena segunda-feira, a praia subitamente encheu para ver Slater.
Outra coisa curiosa é perceber que Kelly precisa de desafios para desempenhar e Renato Galvão nunca o incomodou. Kelly abriu logo nos primeiros segundos com uma direita magistral, a maior onda surfada no dia, um simples e redondo 8.
"Eu acho que aprendi a lidar com a pressão. Algumas vezes lido bem, outras mal. Depende da situação. Aqui no Brasil estou muito a vontade. A pressão está com Fanning e Taj"
Disse Kelly que surfou com uma 6'3'' para aguentar o volume das ondas da Vila.
Slater pega um motivado Kai Otton nas oitavas amanhã.
O line up confuso e de difícil posiocionamento deixou as baterias com médias baixas, mas as notas altas continuavam a sair.
Shaun Cansdell e Leo Neves, que precisam de resultado nessa etapa para não depender do Havaí tiveram a segunda e terceira melhor nota do dia e passaram sem problemas por Jeremy Flores e C.J..
"A pressão é total, preciso de um resultado aqui e não posso bobear." disse Léo, que surfou com sua fiel 6'3'' e quilhas maiores.
O sol finalmente saiu e o vento nordeste entrou deixando as ondas pelo menos mais bonitas, embora ainda uma verdadeira loteria quando Taj entrava n'água para a disputa com Willian Cardoso, o inverso do biotipo do Taj, um cara grande e pesado com mais de 90 kilos.
Taj levou com alguma folga, mas Willian precisava de menos de 7 pontos para virar.
Nesta terça o título pode ser decidido na Praia da Vila, os aorganizadores irão terminar o campeonato de qualquer maneira, a previsão é de um mar mais acertado.
Se depender do Octa Slater isso não deverá acontecer:" acho que Mick merece o título, ele esteve mais focado do que qualquer outro surfista em 2007 e tem tudo para encerrar a disputa aqui. Mas acho que seria bom se o título fosse decidido no Havaí. E se Fanning deixar o título ser decidido lá tudo pode acontecer."

Uma atualização:
Kelly acaba de perder para Kai Otton e, na minha opinião, declara o encerrada a corrida ao título, desde que o retrospecto do Taj é nulo em Pipe e, caso ele tremine na frente, precisa de uma final no Pipe masters.

22 comentários:

  1. Anônimo9:11 PM

    A previsão de ondas do evento se confirmou e a "lenda" deu as caras: altas ondas pra alegria dos pros e da rapaziada!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:46 AM

    Queria agradecer o SPORTV pela cobertura do evento .... e a minha TV por possuir a tecla MUTE , muito obrigado.

    Juan Tamarindo

    ResponderExcluir
  3. Grande Júlio, tudo certo irmão?
    Parabéns pelos textos. Muito bem escritos, apimentados como sempre, com sarcasmo nos momentos certos.
    Esse é o jornalismo que precisamos, não aqueles pseudojornalistas que ficam à sombra de grandes veículos postando jabás.
    Foi um prazer conversar contigo na Zimba,

    grande abraço e até a próxima,

    aloha,

    Beda Batista
    www.2bsurf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mick agora já é passado!

    Bacana em Pipe agora, vai ser a luta para sair da degola...

    Têm nego que manda muito, mas muito bem mesmo em Pipe, acima inclusive do novo campeão, dos 28 para baixo, fora os wild cards:

    Bruce, Fred P, Cory, Lowe, Occy, Machado, O'Brien, Sunny, havaianos que surfam bem Pipe como Kalani Chapman, Eleogram...

    Têm muit gente na zona da degola, inclusive brasileiros, que deveriam ficam de olhos bem abertos, e vou te dizer, abertos de insônia, com os dis passando eo Hawaii chegando...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:57 AM

    TAJ É O MAIOR AMARELÃO DO CT ....CHEGA A IRRITAR !

    ResponderExcluir
  6. Neste extato momento estou vendo a final do WTA (Women Tennis Association) de Madri, o Masters feminino, entre Maria Sharapova (muito bonita) e a Justine Henin...

    Sabe qual a premiação da vencedora?
    U$ 1 milhão (doláres) em tabela...
    e pode ser incrementado...

    Sabe a premiação do campeão do Pipe Masters, fechamento do circuito ASP, a cereja do bolo?
    U$ 300000 (três mil dólares) em tabela...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3:25 PM

    3 mil ou tresentos mil meu caro nome de santo?

    ResponderExcluir
  8. Erro meu! Dou a mão a palmatória...

    Trezentos mil! U$300000,00
    em tabela

    Menos mal...

    Não que mude muito...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:42 PM

    Errou de novo. Faz parte. U$ 30.000,00 (trinta mil verdinhas) para o campeão do Pipe Masters.
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Caracoles!!!!rs


    Então nem lá e nem cá!!!!rs

    Bom com U$ 3.000,00 o vencedor do Pipe Masters já pode comprar alhos...
    Com U$ 30.000,00 já pode comprar alhos e bugalhos!!!


    Já a Justine Henin, que foi a vencedora da WTA Masters Cup em Madri, pode comprar 33 vezes os alhos com bugalhos, e ainda sobra algum para mais alguns alhos, e o cascalho restante para o carregador da compra e o manobrista do Porsche Cayman... que claro usou no dia da compra!

    ResponderExcluir
  11. Fala Julinho!!!
    Grande texto, espero maiores detalhes sobre a viagem ao Sul... Imagino, que o amigo deve ter presenciado desde o surf mais fino apresentados pela rapaziada de sempre (k8,Mick,Taj,Pedra,Neves, etc...), como varias pagações de comédia da turma daquela sempre também...(deixa pra lá...).
    Meu maior medo nesse evento era acontecer uma bateria entre o Cory Lopez x Guga Arruda... quem testemunhar esse encontro, corre o risco de "desaprender à surfar irremediavelmente pra sempre"...
    Mas Deus foi Pai, e nos poupo desse lamentável e perigoso encontro.
    Gostei mesmo foi do Pedra, do Neco e do Neves!!!
    R.O.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8:39 PM

    A tecla mute sempre vem em boa hora nos comentarios do dj, agora transformado em mb = muito bobo
    O Teco sabe o que fala e quando diz merda (coisa inevitável para qq terraqueo que fique cobrindo um evento por mais de meia hora) pelo menos o faz com convicção e carisma. As vezes é até engraçado no seu caso. Pecou apenas por fazer um jabá inútil para a própria banda, que por sinal é muito ruinzinha.

    O Taj tem mil vezes mais surf e estilo que o Whitaker, mas realmente a pressão lhe tira o fôlego. Coisa de quem é sempre top 5 mas periga nunca ser campeão mundial. Tem casos muito piores de 'promessas' de campeão mundial, como o Bruce Irons por exemplo.

    Essa coisa de ficar comparando premiação com outros esportes já encheu o saco, se os surfistas querem mais dinheiro no bolso que eles se organizem, façam greve, panelaço... Surfar é uma dádiva, sinceramente não é trabalho e quem ganha pra fazer isso é uma minoria sortuda.

    Realmente, entre os brasileiros quem mostrou mais qualidade de surf, como linha e estilo dignos de wct foi o pedra, disparado.

    Que coisa essa interferencia do simão hein?!? Pagou de moleque. Pior achei a atitude do Fred P. tirar satisfação, sendo que a parada nem era com ele!

    Kelly Slater = surf parks?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10:34 PM

    Bodhi está certo! Desde o início que neguinho favelado da Vieira Souto e adjacências tira onda de comparar aos esportes
    O "probrema" é de quem está na fita, não tomem as dores
    Vocês aí passaram, ou passarão
    Eu... passarinho
    Valeu Quintana

    ResponderExcluir
  14. Anônimo12:03 PM

    taj surfa mais que tom whitaker? não sei...whitaker tem muito mais pressão que taj ..sei lá dificil comparar mas uma coisa é certa o taj "AMARELÃO" nunca vai ser campeão..até rimou.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo12:00 PM

    Sr. anônimo, o que acha de vc, como grande guerreiro, dar as caras!! Porque não assume todas essas suas frustações colocando seu nome na parada? Por outro lado eu digo, Guga Arruda, Cory Lopez, Richard Marsh, Toby Martin, Renan Pitanguy, John Shimooka, Derek Ho....a lista de estilos horrorosos e que ganharam títulos é grande!!

    ResponderExcluir
  16. Mocinhas,
    pela primeira vez decidi democraticamente apagar os comentários.
    Faço isso porque posso, o blogue é meu e t'acabado.
    Osborne pode escrever o quanto quiser, afinal é meu Amigo e pronto.
    Quem discordar que exerça suas indignações em outro terreiro.
    Viva la revolucion bolivariana!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6:39 PM

    Filo porque quilo

    Mandô bem Júlio


    Jânio Quadros III

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1:19 AM

    Júlio, parabéns pela melhor cobertura de campeonato de surf do mundo, visto que até os gringos se renderam ao melhor.
    Textos com a visão de quem entende. Como o outro disse, a mais vendida deve estar se rasgando de inveja.
    Quanto aos brasileiros, o Pedra tá quebrando muito, o Leo idem, mas continua sempre sendo mal julgado. O Neco é guerreiro. Raoni vai pro tudo ou nada em Pipe, vamos torcer. O Pig vai ter que colocar pra jogo todo seu conhecimento em Pipe, fruto da amizade com Jamie O'. Mineiro já tá garantido, o negócio é mostrar atitude nos barrels pra ganhar mais respeito. Vitinho, valeu pelos serviços prestados.

    Bruno.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo12:30 PM

    Show de bola Julio Chavez!! Grande reforma constitucional!! Aproveita e dá continuidade ao teu jornalismo gratuito do CT e demais.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  20. julio,
    quando puder, me passa o teu e-mail. abração,
    tulio
    tulio@surfedeluxe.com.br

    ResponderExcluir
  21. Anônimo1:41 AM

    Hahaha pode crer, Julio Chavez mesmo!!!
    Nada a ver apagar o meu comentário, todo mundo sabe que o Guga Arruda e o Peterson Rosa surfam feio mesmo...
    Quero ver se esse aqui vai ficar.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo11:41 AM

    Bom campeonato no Brasil! Ohla so uma boa entrevista com surfista Teco Padaratz.

    http://www.firststoke.com/videos/2915-teco-padaratz-interview---how-he-got-his/

    ResponderExcluir

Diga lá...