quarta-feira, julho 04, 2007

Blogues

Recebi mais de uma centena de imeios perguntando se aqui no Salvelindo não tem algum blogue como o Ondas que mereça visita diária.
Nesse Brasilzão de Deus, com seus alegados milhões de surfistas (conta outra...), a turma parece não ter muito jeito com o teclado quando o assunto passa por cima do umbigo.
Temos uma quantidade ridícula de pessoas dispostas a escrever resenhas e vomitar opiniões fortemente fundamentadas em atenta leitura da imprensa especializada estrangeira e espertas perguntas ao deus Google.
Por algum motivo que desconheço, a turma aqui parece preferir falar ao mesmo tempo (e as mesmas coisas) nos grupos de discussão vale-tudo do que, parar, pensar, avaliar o que está acontecendo e publicar com alguma pontualidade.
Aparenta preguiça; não é.
Um camarada curioso e atento logo percebe que o apetite voraz para opinar com a opinião dos outros é hoje praxe de comportamento para doze em dez figuras.
Por sorte, cansados de procurarem por algo que preste na grande rede uma pequena e decidida turma de surfistas com S resolveram meter a mão na massa e escrever, eles mesmos, o que faltava para ler.
Esses malandros entenderam que ao escrever sobre surfe não precisam ser rasos porque o blogue é uma ferramenta que incentiva o diálogo, mesmo que seja entre 3 amigos/leitores que aos poucos vão empurrando o autor para os cantos da página.
Primeiro foi o Giovanni com o Tracks que começou timidamente e hoje merece visita diária, ou ao menos semanal, para a atualização.
Durante o evento do Chile, Giovanni teve o cuidado de ouvir a locução em inglês e falou do assunto que ninguem menciona, ou preferem ignorar:' Mas o que mais me chamou a atenção foi o Pigmeu. No início da bateria o locutor americano, Marty Thomas, havaiano, encheu o guri de elogios. Disse que nas últimas temporadas ele vinha fazendo um nome em Pipe. Isto vindo de um havaiano não é pouca coisa.

Mas mais bacana mesmo, foi logo que terminou a bateria, que foi a última do dia. Mesmo tendo perdido nos minutos finais a liderança para o Jeremy Flores, que pegou um senhor tubo de backside, o Pig continuou sendo o motivo dos comentários, agora vindos do senhor todo poderoso dos mares competitivos: o careca em pessoa. Dizia ele que o Marty Tomas tinha razão em fazer elogios e que no ano passado, durante o período de realização do Pipe Masters, houve dois ou três dias em que o campeonato esteve "on hold" devido às condições monstruosas em que o pico se encontrava e que nestes dias, além de dois ou três locais, apenas Jamie O'Brien, ele (o careca) e o Pig caiam. E mais: que o mais insano dentro d'agua, era justamente o brasileiro....
'

Ainda no Sul maravilha, meu velho camarada e cúmplice de pequenos delitos na noite catarinense, Máurio viu no blogue Alohapaziada a sua oportunidade de treinar pontaria sem ter que dar satisfações para anunciantes(o cara faz o surfe Report na rádio ha mais de 10 anos, não tem ?).
Em seguida a etapa do Tahiti, Máurio falou e disse: 'Umas poucas linhas aqui para comentar a cobertura realizada pela Sportv: Sinceramente, durante a semana, não deu para aturar a inexperiência da apresentadora e os comentários do Ricardo Tatuí no canal mais vezes campeão. Fica provado que nem sempre um bom surfista sabe se expressar, mesmo quando o assunto é surfe. Além do pouco conteúdo e vocabulário limitado, o niteroiense com seu “carioquês” afinadíssimo, errou em todas as suas previsões de notas. Tatuí deveria aproveitar essa oportunidade dada pela Sportv e também fazer um curso intensivo de juiz, pois como comentarista, definitivamente não dá.
Gustavo Cabral, que dividiu o cargo de editor da finada revista Inside com Rodrigo Viegas (testemunha de alguns dos maiores porres que as calçadas da beira mar jamais viram e fiel companheiro desde a primeira bateria até o último copo) criou o O Blog do Surfe Catarinense uma prestação de serviços inestimável para o surfe brasileiro - não canso de falar.
Sim temos outros tantos, uns de fotografia, outros apenas de (boas) recomendações, outros de quase tudo, inclusive surfe.
O surfeiro bloguista, ou o blogueiro surfista, é meio editor de sua própria revista, selecionando o que julga importante e ignorando o que é desimportante.
Os indicados acima são os que conheço e visito mas isso não quer dizer que não tenha outra dúzia que desconheço (ou desprezo).
Aproveitando o ensejo, quero congratular a Bléquiuáter (que não é blogue mas tem um 'QUEzinho' de...) pelo primeiro aninho. A edição de fotos ficou excelente e realça o que a revista virtual tem de melhor: impecável edição de fotografia do anãozinho mais querido da Zona sul e diagramação bem humorada do Paulo.
Minduim podia prestar uma consultoria às nossas revistas sobre edição de fotos - o Tojal foi a melhor coisa que aconteceu dentro d'água aqui no Rio desde que Zampa enterrou Beto Paes e Rick Werneck por não sibilar o esse.

19 comentários:

  1. Anônimo2:22 PM

    Julio, fico honrado com a tua citação do surf4ever (um groomet) junto dessas feras blogueiras aí, ainda mais aqui no Goiabada, que dá um banho no quesito autenticidade e originalidade surf blogueira (ou blogue surfeira).
    By the way: não é só a revista virtual citada que tá fazendo o primeiro aniversário. O Alohapaziada também, acabei de ficar sabendo por lá e de parabenizar o Máurio.
    Valeu,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. O Zona de Impacto um dia convidou o Marcelo Barreto e o Escobar para o programa, pois, no meio da transmissão, haveria uma coletiva do Romário que seria comentada por eles. Foi um contraste tão grande, ver dois jornalistas esportivos de verdade naquele programa onde, normalmente, os apresentadores e convidados utilizam um vocabulário de apenas 40 palavras (e ainda assim erram na concordância entre elas), que deu tristeza constatar como a própria mídia, que sempre taxou o nosso surfe como esporte de idiota, faz questão idiotizá-lo ainda mais. Todos esses blogues indicados pelo Julio, provam que há vida inteligente no jornalismo do surfe e existe demanda, por parte de um público exigente, por matérias cada vez mais bem escritas e articuladas. Há esperança que um dia a grande mídia enxergue isso?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:56 PM

    A grande superação de um jornalista é saber escrever/entrevistar/narrar personagens fora de seu âmbito "normal" de ação. Vide Régis Resing.

    ResponderExcluir
  4. Cumplice de pequenos delitos na noite catarinense!.. Aí tú me arrobas! Depois que a minha mulher leu o teu texto, não teve jeito. Nessa noite foi bunda com bunda... Por pouco não tive que dormir na sala, sozinho, com todo esse frio que está por aqui...

    Valeu pela lembrança!
    Fica aqui o abraço do camarada, parceiro de pequenos delitos quando solteiro é bom "frisar" bem...

    Máurio Borges

    ResponderExcluir
  5. ulhaaa uma citação no goiabada, é pra ficar honrado mesmo.
    e olha q no SC as opiniões são quase sempre terceirizadas.
    aliás tava pesquisando o wqs de 93 dias atrás e dá-lhe júlio no bud tour.
    dia desses tentei alugar o viegas pra postar umas letrinhas tbém mas 'o surf é uma panela'.
    pior q ele tem razão, mas nem por isso...
    parabéns pelo teu mês
    abzzz

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:08 PM

    Pra comemorar essa reunião de grandes blogueiros surfistas, bem que o Julio poderia arranjar um tempo para voltar a RESENHAR cada etapa do tour.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11:25 PM

    Há - acredito eu - uma razão clara e barata para se "aproveitar" ex competidores para comentar competições no mais campeão dos canais(!) - 1º que só falam asneiras e isso vendo por ser 2º "especialistas", o surfE um esporte de jovens acéfalos que consomen e/ou, por ter um ou outro ex competidor que até sabe falar ou se expressar e tem um rostinho televisão mas, não sabem o que falam. Tatuí realmente é lamentável de se ouvir e ver, parece que tá "trincado"... O Teco, nossa, me lembro do DJ ter de lembrar a data em que ele, o Teco, foi campeão WQS assim como, o ano em que o Occy venceu o WCT. Como aqui fala o autor deste Blog,existe alguns ótimos "sites/blogues" que vale a visita diária(os citados), e mais uma meia dúzia de 3 ou 2 outros muito interessante.

    Saudações a todos

    Juvenal Ouro Branco

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3:13 PM

    Julim,
    Goiabada com video e som é melhor que com queijo. Faço eco com o Cesar, sinto falta das tuas crônicas dablucetê e dabluqueésse. São ótimas quando não dá pra acompanhar "on-line", e melhores ainda quando se acompanha. Abraço em ti na esposa e beijo no bebê.
    Boi

    p.s: cansei de reclamar das transmissões e locuções. Agora é igual futebol. Liga a tv, mute button, e põe um som qualquer....

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:21 AM

    Julio, Tap me when you get this. I'm the creator of YouSurfTubes. Hit me at YouSurfTubes@gmail.com.
    Cheers!
    Dean

    ResponderExcluir
  10. Bom O Sportv tv têm dois puta comentaristas, muito mal aproveitados...
    O Pedro Müller e o Bruno Bocayuva...
    Não usa mais porque têm de seguir uma lógica mercadológica da tv, de botar garoto moderno, uma gostosinha acéfala leitora/narradora de press releaes, e comentarista ex-competidor (excessão do Fabinho) esteriotipado...
    Na falta de Pedro e Bruno,
    não existe nada que se iguale a transmissão da ASP, com comentários de Shaun, Potter, Nick Carroll, e os próprios competidores, Careca, fanning, Parko comentando.
    Quem viu o fim de temporada Havaiana ano passado, com Shaun Tomson comentando, vai entender porque...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2:36 PM

    O goiaba acima com nome de santo, se referiu ao DJ? Se foi, não é Bruno e sim, Marcos....

    Joaquim José da Silva Xavier

    ResponderExcluir
  12. O goiaba acima reconhece o erro...
    e conheço os dois, são amigos...
    E de qualquer forma entendem muito bem do riscado...
    Quando sair da forca aproveita e corta a língua

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10:59 AM

    Não sou de usar o espaço pra propaganda, mas já que é de blogue que tamo falando, vai aí uma recomendação pros goiabas de plantão:

    tá cheio de vídeos de coisa boa (surfe e mulé) no nosso blogue - www.gruposal.com.br/blog

    abs!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2:41 PM

    parei de escrever de surf, mas continuo bom de copo... não sinto vontade de escrever porque tudo que quero ler sobre o esporte encontro aqui... então só passeio!
    parabéns

    ResponderExcluir
  15. Queria sentar com essa galera toda no BG pra falar de surfe.
    Desce mais um chopp Lacerda...
    Saudades,
    Bomba

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1:50 PM

    Putz Grila, regis rosing NÃO, por favor! Tentar entrevistar o neco no meio da bateria em teahupoo foi PHOODAAA!!!
    O Teco e um dos poucos articulados que sabe falar na tv, so nao gosto muito dos seus textos na fluir.
    O dj tem que decidir se eh dj ou apresentador

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2:34 PM

    Aí Julio, dá uma olhada nesse Blog que um amigo meu começou a pouco tempo, assim como ele, que tem pouco mais de um ano de surf. Muito bom, Arte, Surf e algumas boas opiniões. Ele é Diretor de criação da Lew,Lara.

    www.chasingthelotus.blogspot.com

    Abraço,
    Lambari.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11:19 AM

    Foi mal minha ignorãncia Julio, mas não entendí o final do último parágrafo em que vc escreveu: "o Tojal foi a melhor coisa que aconteceu dentro d'água aqui no Rio desde que Zampa enterrou Beto Paes e Rick Werneck por não sibilar o esse."
    Dá uma luza aí.....
    P.S.: Valeu pelas dicas dos blogues.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo12:29 AM

    Fala Julin !

    Valeu pelo elogio !!! hahahaha posso prestar consultoria para as revistas sim .... teu blog esta show ! Coloquei uma notinha la na "walternegão" recomendando uma visita no teu ninho de puesias imperdiveis.

    abração,
    Minduim

    ResponderExcluir

Diga lá...