sexta-feira, abril 13, 2007

La Punta


Lembra da marchinha ? 'O Brasil vai lançar foguete...Cuba tambem vai lançar...Lança Cuba Lança, quero ver Cuba lançar... (para cantar em ritmo de marchinha de carnaval)' Taj balança o sino.

Cada dia que passa admiro mais o Andy Irons.
Em Bell's, quando tudo parecia perdido, e uma surra feia diante de um imbatível e determinado Fanning parecia não apenas iminente, mas definitiva, eis que Irons surge, agora sim, irresistível, soberano.
Essa qualidade, de evoluir diante da adversidade - e dos adversários - é o que faz a diferença nos grandes vencedores: Ali, Senna, Armstrong, Romario, Slater, Zidane.
Assisitindo a segunda etapa do WCT de 2007 tive a nítida impressão que o campeão sairia de disputa entre Parko e Fanning.
Slater parecia distante, alheio ao cameponato até, preocupado apenas em testar sua capacidade de surpreender e extender o desempenho em competição à níveis extraordinários, caindo da prancha sem culpa e, aparentemente, sem compromisso.
Até agora, em todos momentos de 2007 Slater não é a máquina sobre humana de ganhar que foi em 2006, é qualquer coisa de intermédio, diria Mário de Sá Carneiro, uma entidade que serve de parâmetro para todos outros se medirem - Slater hoje é o começo e o fim de cada evento.
Explico: Assistimos o WCT por ele, metade torcendo contra e metade a favor, ninguem fica alheio.
E Andy, diz um caro amigo aqui ao lado no saltitante MSN, está num andar próprio, um pouco abaixo do Kelly e um pouco acima do Fanning.
O mesmo amigo, Capitão Ahab, confessa decepcionado com De Souza e o compara, vejam só a sutileza, com Sérgio Noronha, no auge da forma do Fedelho, pai torcendo na beira, ali em frente ao 3100.
Eu torci abraçado à bandeira pelo Pedra, que levantou sobrancelhas e ameaçou verdadeiramente Andy no round 3 até o último segundo de bateria.
Pigmeu teve a falta de sorte de esbarrar no favorito, Macaco albino, em dia inspirado.
Acho que no Tahiti o garoto vai estar com fome suficiente para avançar da terceira fase.
Raoni e Léo são as nossas atuais esperanças de atuações estrondosas mas no Tahiti aposto mesmo no Pig.
Léo mostrou em Bell’s que suas idas e vindas para o Perú emprestaram-lhe noção para ocupar bem o espaço de ondas com muita área, Punta Rocas é uma excelente escola.
Isso e Saquarema, economiza-se uma fortuna em viagens.
Parêntese pro Neco:
(Em Margareth River ninguem surfou com tanta raiva e poder. Fosse em Bell’s sua bateria contra Campbell, apostaria um dedo na vitória do cabeção.)
Esse Whitaker que bateu Kelly contando com uma impecável escolha de ondas e um julgamento misericordioso com os esforçados e pacientes, não passa de uma versão atualizada do Bryce Ellis, ou do Marty Thomas, quem sabe um Hans Hedeman com menos sangue frio ?
Alguem em sã consciência acredita que Bede se segura nos top 5 até a metade do ano ?
Empatados, cabeça com cabeça, em primeiro estão Taj e Fanning, ambos com histórico senão trágico, pouco favorável em Teahupoo – apesar dum terceiro meio sem querer do Taj num ano que o mar não assustou muito.
Falando nele, T.B., seu caminho foi suave e nada ameaçador (para um candidato ao título, digo eu), havemos de convir que Royden Bryson, Dayyan Neve e Whitaker não são o que podemos chamar de fortes concorrentes.
Fanning teve que se provar mais em Bell’s e contou tambem com a sorte para tirar Parko da disputa, menos por mérito, mais pelas imperdoáveis calmarias que Bell’s impõe aos competidores.
As duas próximas etapas devem ser descarte dos líderes e Slater, com um terceiro e um quinto e Irons, já com seu descarte e um segundo vão começar sua briga particular pelo título.
Ou alguem se ilude que o título vai para outras mãos em 2007 ?

24 comentários:

  1. Anônimo4:46 PM

    Porra vc acabou com o Whitaker....comparar com Bryce Ellis com aquele estilo feioso...e o Marty Thomas com aquela luvinha branca ridícula...

    valeu

    Dinho

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:35 PM

    Boa hora do contar dos ponteiros à todos aqui...

    Em relação a Adriano "mineirinho" de Souza: De promessa a prometido? A curva descendente comçou muito cedo? Sinceramente espero que não mas, talvez, o sucesso meteórico tenha lhe subido a cabeça rápido de mais....E lembra mesmo o Sérgio Noronha nos seus tempos de 3.100, meio da Barra que diga-se de passagem, deu origem ao ridículo termo"valinha"...Quem fica na vala é difunto porra!! Foi mal...Tom Whitaker é esquisito mesmo mas ainda pior é o Travis Logie ou o Corey Lopez ou sei lá alguns outros pouco afortunados do circuito. Afortunado mesmo está o Léo Neves que bem ressaltou o Goiaba mór e dono deste espaço. O cara soube aproveitar muito bem os espaços das ondas da praia do badalo!!Gratíssima surpresa e grande candidato a ROOKIE of the year sendo um dos mais velhos a entrarem pro WCT...Vida breve mas longa ao Lé...Que consiga ter a cabeça forte este ano...Vai longe...De resro, falar de Kelly, Andy e outros 3 ou 2 fica repetitivo e lógico de mais...Pedra foi bem, poderia ter ido além...Vamos continuar na torcida...

    Até teahoopo ou sei lá como se escreve essa porra de onda..

    Tony Manero

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:11 PM

    voltando ao sunny de "agasalho", ta parecendo um mendigo velho!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:19 PM

    Olá Júlio,
    Como sempre...texto afiado e refinado...
    A Fina Flor das interpretações surfísticas!!
    Fica aqui o convite!
    http://saquaremaitauna.blogspot.com
    Fatos e Fotos do Havaí Brasileiro
    Abraços
    Marcelo Costa

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:55 AM

    http://www.ripcurl.com/ripcurlpro/

    Porra, cada vez menos vídeos que os caras botam

    Manero, esse é o primeiro evento do WCT que o Taj ganha que não é no Brasil. Antes de Bells Taj havia ganho o WCT de 1999, 2002 e 2004 aqui. Nada comparável à vitória do KS ano passado lá, mar grande e Slats quebrando tudo,inclusive na final. Que o Taj continue assim, prefiro ele ganhando do que o miquinho albino, apesar deste estar
    surfando MUITO! Achei inflada a 1ª nota (9.3) do Andy na bateria contra o miquinho, o AI trocou de borda, nada mais. Perspectiva de quem viu a bateria ao vivo, a única
    do campeonato. É óbvio que dei uma impregnada nas msgs ao vivo, nada de grosseria só sarcasmo mesmo, tipo "That's a 9 for a backside closeout reentry?" "I guess i'll join the tour now..."
    Quando são os Brazucas que tão sofrendo com o julgamento faço a mesmo coisa, sou torcedor. Daqui a pouco eles tiram as msgs online... Da performance Brazuca não posso falar, já que não posso falar do que não vi (impressionante como excluem as ondas dos Brasileiros nos vídeos...)

    É óbvio que o Kelly está competindo contra ele mesmo. Falta um evento WCT pra ele passar o Curren e ser o dono de TODOS os recordes do ASP World Tour.
    Tá parecendo alguém que tá louco pra fazer um certo gol mil... Essa deve ser sua única motição pra continuar no Tour, ou então só se for os 10k da Quick que ele desmente, desconversa mas acho que tá valendo. Alguém confirma?

    Bodhisattva, ressuscitado de Bells

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:54 PM

    Julio, o seu blog está massa, coloco ele apenas atras do blog no Paulo Lima mesmo que é um gênio. Mas fala pra nós, essa do mineirinho parecer o Sergio Noronha, isso é elogio ou crítica???

    E por que os gringo tão ricos e nossos brazucas tão nessa pindaíba?
    valeu,
    Carlone

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11:32 PM

    Caro Julinho,

    Tá bonito ver um circuito com tanta diversidade de talentos. Alguns vão conseguir impor suas performances, outros vão passar aperto... Vamos poder conferir de perto nosso time, e os gringos. Confesso que meus preferidos são Ribas, Neves e Monteiro. Não estou vendo nem o Pigmeu, nem pedra, nem o mineirinho se reclassificando via CT'... O Neco é aquela chatura, surfando pra caralho mas enchendo o saco quando abre a boca pra falar da luta dele, da batalha dele, querendo sempre vestir a carapuça do eterno superador de crises... Vai se fuder, ele teve foi a vida inteira, neguinho e a mídia, babando, empurrando, e pagando... Esse cara não sabe o que é vida difícil mesmo. Vamos ter pena das pessoas certas, e Seu Neco, faça seu trabalho e não reclama. Se tu fosse menos teatral, tava bem mais na frente.
    Concordo também com esse tal de Ahab que comparou o mineirinho ao Sergio Noronha... e se passaram 20 anos...
    Abra os olhos "kelinho", que esse ano pode ser do AI de novo... É como se ele fosse o candidato dos bicheiros... Pode ganhar em qualquer lugar.
    O Fanning está fenomenal, mas na pressão perde pro Irons... Parece que o Irons entra "berrado" na água... quase todo mundo amarela.
    Vai ser emocionante... Tahiti, Chile... carreiras vão decolar...
    Forte abraço,
    R.O.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7:12 AM

    Caramba, chamaram o Paulo Lima de gênio....!!!!

    Concordo com as observações do R.O acima, o Neco realmente sofre o própio sofrimento, talvez o excesso de "substâncias" para curar suas eternas contusões lombares etc. O Pedra surfou bem em Bell's mas vai ter de ser muito constante e competir muito pois surf pra bater de frente ele mostra que não tem mais. Digo, surf como de Irons, Fanning e outros. Vejo o Victor Ribas com mais chances mas tb vejo que, chatos como os irmãso Hobgoods, Emslie, Corey e outros, dando adeus ao wct breve... Mineirinho realmente, vem se transformando em decepcção. Tomara que me engane e que ele termine o ano entre os 5 primeiros(sou otimista).Mas ele parece um carangueijo mesmo, assim como o Noronha, 20 anos atrás...

    Jorge André Botelho Pinto

    ResponderExcluir
  9. Até que enfim nego tá botando os pingo nos is!
    Falei do Mineirinho aqui quando vi a final do Mundial 16 dele com Jordy Smith!
    E do Neco é isto mesmo, menos drama e mais ação, surfe têm de sobra.
    Nada de espantar vindo de RO e Júlio, na lata.
    O problema hoje em dia é que a maioria dos comentário são policamente corretos, nego têm medo de opinare parecer do contra com aquela patrulha ideologicamente correta que fica falando "deixa o cara ele sabe da vida dele", "porra cada um têm sua opinião, não fica julgando os outros"...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:59 AM

    colocando os pingos nos i...a verdade é que os caras tao la vivendo o sonho... e nos aqui babando ovo deles e fofocando online atraves do fofoqueiro mor. vai surfar!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Como disse sobre policamente corretp...
    Me conhece rapaz?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11:30 AM

    Você deve ser o pior dos hopócritas, não é moleque anônimo?
    Porque está se colocando no bolo... não é mesmo?

    "...e nos aqui babando ovo deles e fofocando online..."

    Deixa de ser ridículo, rapaz!
    Enfia tua viola no saco, e sai deste teu armário rapaz.
    Pior que hipócrita é ser hipócrita anônimo... e acéfalo pelo visto!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5:39 PM

    o Paulo de Tarso gosta de vê nêgo botando!!!! Ele é pai de santo? Adivinho ou contador de causos mesmo? O direito de anonimato aqui é levado à risca, devem ser todos uns advogados frustrados....

    Carlos Mattos

    ResponderExcluir
  15. Não meu caro não sou advogado e nem pai de santo... mas você parece, afinal está tomando as "dores" do outro e rodando a saia de baiana, não?
    Justamente por isto deve preferir outra parte, ser botado"...
    Fica na sua e contribua com o nível do blog... Vai dar uma volta com o cachorrinho...

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3:47 PM

    victor ribas já era, pedra e pigmeu tb. prefiro mil vezez cory, withacker e travis do que este trio brazuca. Vamos torcer pra léo não amarelar em teahupoo, raoni continuar focado e mineiro se recuperar nas marolas. Que venha logo essa nova geração pq não confio nesta q tá aí.

    vlw

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8:12 PM

    O de Tarso, que isso, nêgo põe e nêgo tira....E quem parece estar tomando dores dos outros é vc pois não me referi ao sr. como um dos advogados...

    Torcemos todos pelo Léo e essa corrente contra a "velha" guarda é muito hipócrita mesmo...O Léo tá quase na casa dos 30 o que já remete à "velha guarda" tb....Victor Ribas vem sendo ao longo dos últimos anos, o que tem mais regularidade e isso que importa em competição haja visto Occy....Na casa dos 40!! VLW, assina filho que tem gente de mais aqui que é contra o anonimato...Eu tb!

    Carlos Mattos

    ResponderExcluir
  18. Anônimo10:14 PM

    Um cara com o currículo do Vitor Ribas seria respeitado em qualquer lugar civilizado, aqui no Brasil isso não acontece, por essas e outras que somos subdesenvolvidos...

    ResponderExcluir
  19. Anônimo10:46 AM

    Respeito todos tem pelo Victor, mas na atual conjuntura ele tá fora, isto é fato. Ou vc acha que o futuro é Victor ou Dane Reynolds, Occy ou Jordy Smith?

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1:37 PM

    O futuro é incerto e em competição experiência conta muito...Dane Reynolds e Jordy Smith estão onde estão, por que Victor Ribas e Occy, lá já estavam....E isso vai se repetir por muitas gerações.

    Carlos Mattos

    ResponderExcluir
  21. Anônimo2:34 AM

    quer dizer q o ensolarado garcia n vai mais ver o sol nascer quadriculado...esses hawaianos, escorre alguma coisa da orelha deles !

    ResponderExcluir
  22. Anônimo6:30 PM

    Nosso carangueijo voador e promissor foi estragado pela base das ondas brasileiras e também pelos anúncios de aéreos.
    Nada conta os Aéreos, pois considero uma manobra muito legal para se executar só que em um fundo de pedra ou coral, mas no beach break quem quiser excecutar vai virar carangueijo....vide sergio noronha!!!

    ResponderExcluir
  23. a verdade é que os surfistas brasileiros nao treinam o sufuciente para ganhar as competições enquanto eles deveriam se alimentar e estar sempre no mar eles estão namorando e indo pra balada "zuar" ai fica dificil realmente se ganhar um campeonato , quendo até um "kelly slater" que teoricamente nao deveria se exigir tanto fica internado no hawaii 3 meses direto neguinho aki fica 1 mes lá e acha q ficou muito !!
    é foda!!!
    é um caso a se pensar né...........



    vlw

    ResponderExcluir

Diga lá...