quinta-feira, maio 27, 2004

Quem ???


Belo trauma




Miguel Pedreira, editor da Surf Portugal, me pergunta por que o silêncio diante da superação do Neco em Teahupoo, oposto ao barulho da sua desistência nos últimos 3 anos.
Digo daqui que nossos atentos observadores estão solenemente defecando e caminhando para pequenos sucessos.
Estamos todos bêbados com a possibilidade de um título mundial daqui a 3 ou 4 anos, caso Mineirinho consiga carregar nos ombros o fardo das expectativas.
O exemplo de Neco é supérfluo, não vende revista, nem arrebata curioso para a grande rede.
Não comove jornalistas, não dá 'boa estória'.
Pra grande maioria, Neco não fez mais do que a sua obrigação como surfista profissional - e seu discurso, sempre prezando o 'trabalho', só aumenta a distância do admirador comum pro ídolo.
É provável e previsível que uma das nossas revistas faça a brilhante pergunta, numa caixinha discreta em meio à cobertura, 'como foi voltar...', cumprindo a tabela, ou melhor, seguindo o manual de redação da vez.
A atuação do Percy em Sunset no WCT foi quase impecável, perdeu precisando de um 4 e venceu sua bateria da primeira fase em Pipe, deixando Egan pra trás.
Em Teahupoo, caiu diante dum Damien Robinhúdi inspirado, mas deixou o seu 8.67 entre as maiores médias do dia - nada mau para um camarada que tenta sobrepujar um trauma que quase lhe custa uma carreira brilhante.
Ninguem analisa, ninguem debate.
Querem saber ? ninguem se importa.



Neco preocupadíssimo com a opinião dos nossos dedicados repórteres, participa de uma mesa redonda com Danilo e Nunes: 'Desinformado é com Z ou com S ?"

4 comentários:

  1. Anônimo6:50 AM

    É sim, muito mais difícil em termos competitivos, vencer o WQS pois são inúmeros competidores e aí, se incluem alguns dos top 44 WCT...O que acontece, é que o WCT é onde as grandes potências mercadológicas mais aparecem por patrocinar as etapas mais "cracudas" e é sabido que a dominação dessas potências sobre a ASP existe e a pressão em cima de atletas fora do "eixo" USA/AUS é clara, preconceituosa e racista porém........

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:13 PM

    Racista????? Amigo, acompanhe o WCT e veja que não rola preconceito. Os juizes estão fazendo um ótimo trabalho e todo mundo é julgado igualmente. A real é que os surfistas brasileiros ainda não tem o mesmo surf dos freaks do circuito, principalmente em ondas de verdade. Falar que o QS é mais dificil é discutível, mas ninguém pode dizer que é mais importante que o CT, que não é chamado de circuito dos sonhos à toa. Neco passou por um episódio traumático que só ele sabe como foi difícil. Ao mesmo tempo, ele é pro. E os pros têm que saber lidar com a mídia e as expectativas do público. A galera tinha muita esperanca no Neco, e quando ele amarelou abertamente pra Teahupoo, uma decisão dificilima e de muita coragem, obviamente vieram as criticas. Para nós meros observadores, uma amarelada dessas é quase imperdoável. Voltar lá, surfar um metro e deixar o CJ virar a batera, em contrapartida, não é nada de especial.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:19 PM

    Falar q o WQS é mais difícil q o WCT é o mesmo q dizer q a segundona do Brasileirão é mais difícil do q a primeira divisão.
    Falando em não se importar, o site sargesdailysurf fala do abandono do Armando Daltro, apesar de classificado, por não poder pagar a diária do hotel, em Fiji. É mole ?
    Mudando de assunto, que tal comparar estas duas fotos, dos links abaixo: Irons e Potter, estilos parecidos dentro d'água ? Talvez. Mas, fora d'água, pela legenda da foto e pelo q eu me lembro das entrevistas da época, o Potter pregava (não sei se cumpria) uma atitude pacífica. Já o Irons ...
    http://www.sargesdailysurf.com/Images/wallpaper/other/96CB1883.aironsQPF02.jpg

    http://forum.surfermag.com/photopost/showphoto.php/photo/2416/size/big/password/sort/sort/1/cat/505

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:55 AM

    Wow what a cool blog you have here! I am impressed. You really put a lot of time and effort into this. I wish I had your creative writing skills, progressive talent and self discipline to produce a blog like you did. Your blog really does deserve an honest compliment. If you have some time, stop by my site, it deals with stuff like, click here: new-wave ez on-line home based business advantage and then feel free to e-mail me with your words of wisdom.

    P.S. I'll sure put the word out about your site and I would appreciate any business you may send my way...

    Later, Scott ;-)

    ResponderExcluir

Diga lá...