terça-feira, agosto 10, 2010

US Open



Incrivel a capacidade dos Yankees de auto-celebração e como realizam bem essas festas.
Antes de qualquer outra coisa, vozes ecoam com um discurso ja lido aqui e acola mais de uma vez.
Onda merda pode, contanto que seja em casa e que a casa seja nossa.
Simpo arrastou dois seguidos em nome do santo de casa que faz milagre.
O milagre de Simpo é surfar como Tatuí surfava no final dos 80 (sem trazer a prancha de volta) e vencer como se nada tivesse acontecido.
De todos surfistas nas quartas, Brett era o pior deles, seguido de pertinho por Nathan Curran e Granger Larsen, não foi a toa que Simpo teve a media mais baixa entre os vencedores.
Não achei injusto os resultados contra Pupo e Jadson, Jordy fez a manobra mais arriscada do ultimo dia numa junção de backside e vive um momento que, não fosse os caroços de Teahupoo, seria muito dificil para-lo.
Fanning foi preciso e letal, como de habito, enquanto Jadson insistiu demais em repetir sua formula de voo e rodopio, nem sempre com a fluidez e velocidade necessaria.
De qualquer maneira, Pupo foi uma grande revelação para o publico internacional, mostrando que brasileiros são capazes de voar com alguma elegancia e um surfe mais bem composto em cima duma base separada com os pés na distancia certa.
Na final Junior Alejo provou que é hoje o surfista mais bem preparado na sua faixa etaria.
Não tivesse cometido uma interferencia colocaria todo resto dos finalistas numa combinação deploravel.
Isso na mesma semana que Alejo entrou na disputa do melhor aereo do ano.
O campeão Evan Geiselman parecia uma menina raquitica surfando ao lado do Alejo, ora bolotas - mas tem estrela, pô!
Pupo e Alejo provaram duma vez por todas que uma nova geração de brasileiros chegou pra bagunçar o coreto.
Power, criatividade, velocidade e sim! estilo, por que não ?
Voltando ao evento principal, Slater foi ridiculamente mal julgado contra Simpo, assim como foi da mesma forma contra Sean Holmes na Africa.
Tudo indica que Slater tem sido penalizado por suas ideias anarquistas no final do ano passado...
Veremos até quando.
Com a noticia da volta do Rio pro circuito mundial, com a grana anunciada justo na vespera de eleição, a coisa pode esquentar.

27 comentários:

marcelo.bolao disse...

Primeira vez que nao concordo com o Julio.
Mas eh bom ouvir um ponto de vista diferente.
abraco

Daniel Leite disse...

Ótimo post Julio! Mas, mesmo deixando o patriotismo de lado, não concordo com os resultados das baterias do mlk Pupo e do JETson. Acredito que não fosse o boicote, um dos 2 levava a dinherama paga ao campeão...enfim, o julgamento questionável é uma barreira que os 2 terão que driblar, talvez passando por cima com manobras aéreas mais diversificadas...
Acho faltou mensionar o nosso "Paulo Henrique Ganso" do surf, sim o garoto Medina, que deu show de surf a cada onda surfada até as oitavas! Pra mim, esse mlk representa o que há de mais arrojado no surf brasileiro, criatividade, talento e capacidade de definir a bateria a qualquer momento...ele vem surpreendendo a cada exibição!
Parabéns tbm ao Alejo, que é incontestavelmente uma realidade. Vê-lo no circo do WT é mera questão de tempo. Não tenho dúvidas que os nossos "meninos do braza" ainda vão dar muito o que falar... mal posso esperar pelos próximos eventos.

Um grande abraço!!

Anônimo disse...

Infelizmente não concordo com o Julio com relação ao julgamento!
Mas como sempre, o surf, é uma esporte com julgamento subjetivo... nós brazucas sempre nos achamos injustiçados...
A mulekada deu SHOW... o MicK, que surfa MUITO, ate ficou sem graça quando a repórter perguntou sobre os vôos do Jadson, mas é isso ai bola frente e que venha esse bendito CORTE! Boas ondas pra galera

Anônimo disse...

Tambem achei que enfiaram um garfo no peito do jadson, o fanning deve ter ficado ate envergonhado, tamanho o "empurrão" que levou dos juizes.
palmas tbm pro medina, alejo e pupo que arrepiaram o campeonato inteiro.
aloha

Fazedor de Filme da Esquina disse...

"onda merda pode. contanto que seja em casa e a casa seja nossa".

excelente observação.

engraçado mesmo. só por aqui que gostam de reclamar do nosso meio metro balançando?

mas pra falar a verdade, acho bacana que o circuito mantenha pelo menos algumas poucas etapas em ondas medíocres - mesmo no WT.

afinal, pro cara ser campeão, tem que ser bom em tudo - inclusive no mar de 1/2m mexido que 90% dos surfistas do mundo passam a maior parte da vida surfando.

abs

Anônimo disse...

Se o Simpo parecia o Tatuí, o Fanning parecia o Jojó contra o Jadson... ganhou dando rock and roll floater, burocrático como um funcionário de cartorio. uma avaliaçao lamentavel dos juizaes.

Henrique disse...

Eis o campeonato com a vitória d e tatuí

http://www.datasurfe.com.br/2007/07/1994-wct-07-quiksilver-surfmasters.html

Com direito a vitória no slater

Vejo-o surfar em itacoatira de vez em quando, em boa forma.

Ivo disse...

Como sempre uma análise precisa do Julio.
Contudo, concordo com outros que goiabaram. O julgamento do Jadson foi horrível, e o pior é que não foram os aereos não, no final da bateria ele pegou a maior onda do dia e deu tres manobras no outside só que nenhuma voando e os juizes achataram a nota, devia ter passado mole. O Pupo eu até dou o braço a torcer, podia ter ganho ou perdido, mas acho que o Mineiro é outro que tem o que reclamar, o surfezinho safado do havaiano na ultima onda, contra um aereo rodando e mais uma panca do Mineiro no final e achataram a nota do Adriano.
Enfim, de fato, onda merda pode, desde que seja lá...mas sempre foi uma merda e sempre foi lá (trocentos OP PRO, US OPEN, etc)...onde a grana fica.
Burrice, na minha opinião, da pra aproveitar aquela midia toda e aquele publico todo numa onda mto melhor como as dezenas que tem na Califa a menos de 1 h pra qualquer lado de Huntington.
Abç a todos.

Anônimo disse...

Onda ruim pode , desde que seja lá.

hahaha ... a velha hipocresia yankee.

boa Julin !

Pedro Themudo

marcelo.bolao disse...

Onda melhor a 1 hora de Huntington ?

Pra cima nao tem nenhuma.
Pra baixo soh tem Trestles e jah tem um WQS e um WCT lah.

Esse campeonato nao eh tradicional pelas ondas e sim pelo numero de pessoas que vao assistir.
Nenhuma praia da regiao tem a infra-estrutura de Huntington.

Marcelo Bolao

Maurio Borges disse...

Não concordo com o Julio.
Não concordo com o julgamento.
Não concordo com o Lula.
Não concordo com a Dilma.
Não concordo com o Serra.
Não concordo com a Marina.
Não concordo com nada.
Não!
E não!!!

Anônimo disse...

Quem assistiu o campeonato deve ter tido a mesma percepção que eu: Dois pesos e duas medidas. O Adriano e o Jadson foram claramente prejudicados no julgamento. Beirou o absurdo. Foi como se o zagueiro metesse a mão na bola dentro da área sozinho e o juiz marcasse tiro de meta!
Pô, fala sério!
Tanto o Medina quanto o Pupo tiveram pouca sorte contra Jordy. Faltou uma onda pra cada um. Se bem que este é o novo queridinho dos senhores juízes (lembram de J Bay?, Pois é!!) e vencê-lo só se for um local, não importando se parece o Tatuí dos 80's (e que eu nunca achei grandes coisas...).

Sim senhor disse...

hahahaha.

Maurio, concordo contigo!

Viva La Brasa disse...

valeu a préza lá no brasa, mestre marreco! mas fecho c/ o anônimo aí de cima: Mineiro e Jadson garfados, Medina e Pupo disputaram contra o Bebê & os juízes. Dur dur d'etre brasilian...

Anônimo disse...

É patriotismo da turma dos comentários sim. O jadson surfa com o fundo da prancha, feiopracaralho.

Enquanto não aprender a usar a porra da borda pra virar a prancha, não merece nota mesmo não.

E esse BRett Simpson é fraco demais. Fraco que nem o Tatuí era. Sem pressão nenhuma.

Nego fica defendendo os brasileiros, mas tanto o jadson quanto o Mineiro surfam feio demais. Base aperta, matando barata. Ridículo.

Julio tem razão. Mais uma vez.
Abraço! Fui.

Master Blaster

marcelo.bolao disse...

Desculpa ai mas o Brett Simpson surfa muito.
Tem o estilo bonito, fluido, enche a onda de porradas e da varios tipos de aereos.

E em Huntington Beach,praia que tem surfado 4x por semana nos ultimos 6 anos , qualquer um do WCT vai ter que surfar muito pra ganhar dele.

Bozo disse...

jadson e minerinho surfam de fundo mas jordy é o maior alisabel...nesse marzinho os brazucas só não gahavam do simpson mesmo...paiaçada

Viva La Brasa disse...

Tb acho o surfe do Jadson e Mineiro feio, estilisticamente falando, mas o Jordy, o Dane, o Mick, esses caras sempre são empurrados pelos juízes... Daqui a poucos anos o Medina vai pôr esses putos gringos no bolso.

Viva La Brasa disse...

ah, e um grande salve pro Marreco.
sabe tudo e escreve muito. @

Anônimo disse...

Jadson surfa feio mermo.

Mas esse tal de Medina surfa mucho !

Themudo

Anônimo disse...

O julgamento continua uma bosta!!!!!!!!!!!!! e o todos que postaram acima que alguem foi mal julgado tem razão.
Foi assim mesmo que aconteceu.
Agora a analise mais correta é sobre o surfe do tal Simpo e G Larsen.
Até eu nos meus melhores dias sou capaz de dar uma dura.... vencer já são outros 560 merréis. hehehehe
Bom post.
sds
Sérgio Amaral

Anônimo disse...

Brett surfa mal parauscaraí, tatuí foi uma farsa bem produzida e bem usada pelas marcas que o patrocinavam nos seu anos áureos - só dele - Nesse mundo esportivo chamado surf, é assim mesmo, muita farsa vendida a preço de sei lá que tubérculo em feira de 3ª... Morar muito tempo em HB ou em Itacoa faz isso, Brett "surfa muito" e tatui foi multi-campeão...até ct ou qs ele ganhou...Ok, foi num mar que não exigia pressão nem trazida de prancha.Futebol tem dessas ondas.

Anônimo disse...

dessa vez foi Julio quem goiabou kkkkkkkkkk tá pleiteando cargo na ASP? rsrsrsrs esse ano devido a copa do mundo eh o ano da mama africa... entaum vamos ajudar socialmente contribuindo c/ o Jordy (durinho durinho, mistura de jihad c/ foca)... igual em J-bay... e claro neh... o chequinho de 100, nem pensar sair daqui d casa, afinal... se a FIFA pode.... a FIA pode... pq a ASP nâo vai fazer os brazza de otários tbm

Anônimo disse...

Por isso que o meu neoprene é Mormaii, meu deck é Rubber, minha bermuda Natural Art e o pano Hang Loose

Anônimo disse...

Pra mim todos os piás foram garfados. Os brazzos surfaram mais que todo mundo na semana toda, que só teve lampejos de Dane, Jordy (bem na bateria com Miguel) e um ou outro piá local. Claro que não iam tirar do queridinho Simpson - e azar do Slater. QUANDO Simpo consegue fazer uma onda como os nossos moleques fazem A TODA HORA, ganha 9,5 pra cima, e os nossos 7,5-8. Aí não dá... Mas campeonato é campeonato e nunca diz tudo. Abrax André -CWB

CAKISSES disse...

que isso! garfadas a parte, falar q o Jordy Smith é farsa, durinho ou qualquer coisa que denigre seu surfe é brincadeira! o cara tem quase 2 metros, surfa com força, precisão e graça. vcs so podem estar de brincadeira! futuro campeão mundial certo, seja em ano de copa na africa, no brasil ou na pqp! abrass

Paulo disse...

Cakisses, concordo que o Jordy não seja uma farsa. Até gosto do estilo do cara e, para mim, é um dos melhores do circuito. Mas que tem sido empurrado em baterias mais complicadas não há dúvidas!! E vai ser campeão por seus méritos ou pelo empurrão dos juízes. Pra falar a verdade, acho que vai ser mais pelos méritos dos juízes.
Mas você está certo: Alisabel ele não é.