quinta-feira, agosto 12, 2010

Under The Sun (Resenha)

Under The Sun (Cyrus Sutton, 2009)

Cyrus Sutton é desses talentos que aparecem de tempos em tempos para mostrar que é possivel surfar bem, filmar e editar filmes com a mesma classe e conhecimento de causa.
Quando apareceu em cena com seu primeiro filme Riding Waves, Cyrus ja apontava para uma cultura de surfe bem superior aos garotos da sua idade. Os principais surfistas do seu filme era um Rob Machado recem saído do tour e John Peck, coroa maluco-beleza que continua com seu estilo hippie desde os anos 70.
Cyrus é um amante dos contrastes entre a cultura do passado e do presente.
Under the sun mostra justamente isso, uma comparação entre as duas comunidades do Gold Coast australiano que se opõem, Coolangata e Byron Bay.
Enquanto Byron é mostrada como uma cidade que prefere a vida natural e os soul-surfers, Coolangata tem vocação para industria, competição e excessiva promoção.
As sessões de surfe são maravilhosamente filmadas, Rasta em picos desconhecidos na Australia e Indonesia, Dingo e Mick em casa, imagens do Nat Young e Rabbit no auge e nos dias atuais.
Muito bem editado, grafismos de bom gosto e humor e com excelentes entrevistas, Cyrus vai desenhando um pouco do que ele julga ser o grande ying e yang do surfe.
A trilha faz parte dum acordo feito com a gravadora independente Ubiquity, talvez a mais bacana de todas que ja se envolveram com filmes de surfe, tem de Shawn Lee e sua Ping Pong Orchestra, AfroDizziac e outros pedaços de funk modernos com pezinho nos anos 70, como seu filme.


Under The Sun (2009)
Direção - Cyrus Sutton
Trilha Sonora - Shawn Lee and The Ping Pong Orchestra, Afro Dizzi Act, Band of Frequencies e Low Pressure Sound System
Porque assistir - Rasta na Indonesia, Trilha formidavel e até uma historia por tras interessante, pedir o que mais ?
Não deixe de convidar - Os coroas e aquele amigo seu que acha que sabe tudo de surfe.