terça-feira, dezembro 12, 2006

Pipe (clica aqui e leia o resto)


Dustin Barca, descendo no elevador direto pro térreo.

'On the question of local numbers loading, Tommy Whitaker makes a compelling case for the pros. "Not everyone makes a lot of money on tour," he tells ASL. "Guys spend their life savings to qualify. Five years' work to get here and then they're in a heat with AI and two locals. It's unfair.
It emerges that the top 45 were ready to boycott the Pipe event over the issue, but at the time, a couple of months back, the world title was still on the line and the pros didn't want to take away a potentially decisive event. Chances of Pipe happening the same way in 2007 - 1%. '
Disse Nick Carroll no, me repito, excelente blog da ASL - tem vídeo e tudo.
Êitcha internet da muléstia!

26 comentários:

  1. Anônimo11:57 PM

    Ah, tá. E mamar na vaca, quem quer?
    Nego agora vai inventar que não quer competir em Pipe pq não dá pra treinar..! Só o q faltava nesse caminho pro nosso querido surfe se tornar algo parecido no esquema da fórmula 1.
    Brincadeira, né?!
    Engraçado como quem reclama são sempre os que não arrumam nada (na bateria ou não) por ali...
    Alguém já ouviu o BS ou o Pig reclamarem? Ou o Cj? Quem sabe o Carroll ou o Rabbit?
    Quem quer pegar, pega. O crowd é ruim, nego é brabo e bla,bla,bla, mas se é assim pro Tom Uitaquer tb é pro BS ou Cj , ou até, quem diria, pro Renan. E todo mundo que se dedica àquela onda, apanha os túneis...
    Circuitxu sem Pipe não é lá o verdadeiro circuitxu!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:59 AM

    Circuitxu que é Circuito tem as suas regras definidas do início ao fim, não muda na última etapa! Senão é brincadeira de amigos! Quer profissionalismo ou não?

    Toda a razão para o Tom Whitaker! Só alguém do tamanho dele mesmo, para dizer umas verdades na cara daqueles arrogantes havaianos. Não querem lá competição? Tudo bem, sai de lá o circuito da ASP (mais os milhões de dólares que alimentam aquela gente durante o ano!) e ficam só com a "pureza"!

    Vão-se catar e criem juízo! É injusto sim senhor! E o Whitaker venceu o seu primeiro heat directo!

    Abrazzo,

    MP

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:38 PM

    Também acho injusto!
    " O SURFE engatinha no que diz respeito a profissionalismo"
    Sportacus

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:45 PM

    foda foi ver meterem a carteira do occy na cara dura ! ainda por cima pro babaca do makua !

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:58 PM

    P.Q.P foi foda mesmo 0,04 , e o Touro perde pra esse BABACA desse Makua.
    Também garfaram o Jay Thompson nas quartas em Sunset.
    VIVA A ASP !!!
    e seus fabulosos critérios de julgamento .
    Rob Rotten

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3:04 PM

    FROM A.S.P
    SCORE CRITERIA
    TUBE
    AMERICAN surfer = 8,00/9,99
    AUSSIE surfer = 8,00/9,99
    HAWAIAN surfer = 9,50/10,00
    BRAZILIANsurfer = 5,00/ 7,50

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3:19 PM

    Até o Sunny Garcia já reclamou disso dizendo que isso era como um sistema de cotas e que ele se matava no WCT enquanto nego disputava os campeonatos no Havaí sem fazer nada o ano inteiro... Esse Makua só se cria no Nort Shore mesmo por causa do papai e da patota, e a vergonha é ver que a ASP vive de calça arriada para esses cuzões, é o equivalente a FIFA organizar campeonatos em conjunto com os Hooligans,Barra Bravas e as Torcidas Jovens... O jeito é torcer pelo BS que já atropelou o cotonete e o russo fazer o mesmo com o Makua.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3:39 PM

    A única coisa errada disso tudo é não terem aumentado a premiação, já que tem mais gente competindo. Tem que fazer a social com os caras da casa mesmo, por mais escrotos que sejam. Quantos dias no ano tem onda da qualidade que a ASP pretende? O fã lá de cima (num estilo meio... Mellin )tem razão, o problema é de atitude. O Bruno vai para lá todos os anos, dá caídas de 3,4,5 horas e as vezes pega 1/2 dúzia de 3 ou 4 ondas, mas insiste, volta sempre. Não é por acaso que consegue os resultados.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:58 PM

    Drem 6,30 na última onda do Occy foi demais!! Alé dos excessos de nove para O´Brien, só dá Hawai!! PQP!! Começo a temer pelo destino do Bruninho.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5:46 PM

    Se o Brun passar esse round sei não, vai ser difícil parar depois...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7:52 PM

    a altima onda do occy foi a mais mal julgada da história da ASP.!!!!!!!!!!!!!! um absurdo!!!! OCCY não acabar sua carreira sendo ROUBADO.! ESCANDALO

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2:58 PM

    Júlio, esse trecho eu achei o mais incrível:

    "...Jamie picked apart the heat with such confidence he started
    teasing Sl8r between waves. After racking up four nines in a row, he came
    out and said to Kelly: "Switch!"

    "What, switch boards?" says Kelly a bit baffled.

    "No!" says Jamie. "Next wave...switchfoot!"

    Kelly kinda brushes this off. "Come on!" says Jamie. "It's not like you're
    gonna beat me! You need a 9.6 or something!"

    "9.4," says Kelly, always on top of the numbers...and on the very next wave
    the two split the peak and Kelly gets his 9.4! But in the end it doesn't top
    Jamie's oveall show, which he completes with a couple of minutes to go by
    catching a 10-foot closeout and true to his call, switching feet into a
    throwaway wipeout."

    Este diálogo é tão foda que parece ficcção. Curioso ver o que move cada maluco.

    O’Brien quer ser o freak do show. E tem habilidade e conhecimento de sobra do quintal para isso. A platéia agradece.

    O KS8 acha tudo isso muito bonito, mas é tarado mesmo por conseguir notas quase impossíveis quando precisa. E o "quase" do quase impossível só se aplica a ele próprio. Entre o surfe arte e o surfe de resultado, como a seleção de 70, ele fica com os dois.

    Tudo num diálogo só.

    Duas personalidades diferentes pra cacete. Quem ganha é o espetáculo.

    []s

    Leo Barroso

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6:09 PM

    alguém podi mi explicá o qui é hedonismo?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6:19 PM

    Foda mesmo, mas o Jamie no futuro vai deixar de ser freak para ser visionário. No skate um maluco chamado Mark Gonzales comecou a mudar o história quando começou a descer corrimões e a andar de base trocada (switchstance) e hoje o skatista é obrigado a saber mandar as manobras tanto como goofy ou como regular. O surf tá tomando o mesmo caminho e no futuro acho que todo mundo vai ser obrigado a surfar nas duas bases também. Hoje no skate a molecadinha já aprende uma manobra e imediatamente tenta mandar na outra base e acho que o switchstance vai pegar mesmo no surfe. Parabéns para o Kelly que é um gênio e maior competidor da história do surfe mas o Jamie tá no caminho de conseguir uma verdadeira revolução na maneira de surfar...

    ResponderExcluir
  15. Ao camarada de cima, trezentos anos atrás, nos amados 60 e copiados 70 já tinha gente pacas surfando com a base trocada.
    Quer saber ? Jock Sutherland (o primeiro mestre de Pipe) surfava em Pipe e Waimea de frente bem antes de terminar os 60.
    Larry Bertleman, Buttons e a turma de V. Land tambem surfavam de front-side pros dois lados.
    Aqui no Brasil, Cacau Falcão entubava muito no Pepino e Quebra Mar de front-side, apesar de ser regular - assim como Paulinho Parente.
    O novo é velho.
    Abrazo
    Julio

    ResponderExcluir
  16. Anônimo11:05 PM

    Tudo bem, o Simon Law também entubava pipe de base trocada e tudo, o que eu queria dizer é que acho que estamos perto de ver surfe de base trocada chegar nas competições, no ponto de assistir um vídeo de surfe e ficar horas depois discutindo se a base do cara era goofy ou regular.

    ResponderExcluir
  17. Será ? me dá arrepios, essa idéia.
    Julio

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11:51 PM

    Pega um vídeo de skate e tenta ver qual é a base... Acho que o surfe tá indo por esse caminho, timidamente mas vai chegar lá.

    ps:Ainda sou mais o Occy do que qualquer um que mande nas duas bases em qulquer esporte...

    ResponderExcluir
  19. Anônimo12:40 AM

    Caralho que final foi esta!!!!

    pqp!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    É o que venho dizendo, na hora H o surfe se resume a estes dois caras fodas!

    E mais do que nunca admiro o pé na porta que é o Andy Irons!
    Como é bom ver alguém não medíocre, neste mar de policamente corretos que a vida se tornou, se destacando!

    Show dos dois, Andy e KS!
    E merecido! Quem teve os ouvidos limpos sem cera e abertos, e escutou atentamente os comentários do Shaun Tompson na transmissão, entendeu muito bem o que significou esta final em Pipe, e o que separa estes dois do resto do circuito!

    Fantástico!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo12:41 AM

    Caralho que final foi esta!!!!

    pqp!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    É o que venho dizendo, na hora H o surfe se resume a estes dois caras fodas!

    E mais do que nunca admiro o pé na porta que é o Andy Irons!
    Como é bom ver alguém não medíocre, neste mar de policamente corretos que a vida se tornou, se destacando!

    Show dos dois, Andy e KS!
    E merecido! Quem teve os ouvidos limpos sem cera e abertos, e escutou atentamente os comentários do Shaun Tompson na transmissão, entendeu muito bem o que significou esta final em Pipe, e o que separa estes dois do resto do circuito!

    Fantástico!

    Paulo de Tarso Duarte

    ResponderExcluir
  21. Anônimo1:06 AM

    O que foi aquilo! Fiquei imaginando uma transmissão com o tubo 10 do AI por uma câmera onboard ao vivo...

    Paulo, estava ouvindo os portugas (a conexão nao picotava) e perdi o comentário do Shaun Tompson. O que ele falou?

    []s

    Leo

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1:02 PM

    Quem não se lembra daqueles cutbacks de backside que o Gironso dava no Arpex no início dos 80??? Ele puxava o cut, quando batia na espuma, ele trocava a base e voltava de front...isso com um puta estilo... O cara era muito bom...
    R.O.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7:09 PM

    Falando em Ipanema, Mauro Pacheco ainda muleque também batia no lip e voltava de base trocada.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo7:42 AM

    Pô o João irmão do Cauli foi um dos primeiros que vi entubando fundo de base trocada no Posto 5 em Copacabana, antes dos "problemas" aparecerem fortemente!
    Até aquele Vítor louro, que foi o responsável pelo roubo do long john rosa da Rip Curl do Cheyne Horan durante um Waymea 5000, um tremendo paraíba que surfava no Arpoador, era exímio em troca de base!
    Isto é velho e não é novidade nenhuma!
    Fato é que vc não consegue manobrar forte e com a mesma técnica e desenvoltura fora da sua base natural, seja o Gironso, Mauro Pacheco, Vítor, João, Dorian, O'Brien ou qq que seja!
    E no skate o meio natural é imutável, o concreto é estático e permanente, o único elemento variante e dinâmico é o skatista!
    No Surfe o meio natural, o mar e a onda, são totalmente dinâmicos, inesperados e variantes e estão em movimento, assim como o surfista tentando se adaptar as condições da onda! Se não tiver uma base natural, seja regular ou goofy, não consegue se adaptar! O cérebro não consegue se adaptar rapidamente as condições mutáveis!
    Pelo amo de Deus , isto não é difícil de visualizar e entender!
    Comparar surfe com skate e uma troca ou outra de base boba, seja de tubo ou manobra, não têm nadaa ver!

    Paulo de Tarso Duarte

    ResponderExcluir
  25. Anônimo2:19 AM

    Acho que dá sim, se você parar para pensar hoje os caras mandam manobras, dropam ondas e fazem proezas inimagináveis há muitos anos atrás e por mais que todos tenham uma base natural é perfeitamente possível que se o cara começar cedo naturalmente ele vai desenvolver o equilibrio necessário na outra base também. O Jamie não vai conseguir pegar onda igual nas duas bases mas com treino ele pode atingir um nível muito bom nos próximos anos, mas se o switchstance pegar as próximas geracões começarem a pegar onda desde cedo na base trocada vão conseguir sim mandar manobras perfeitas nas 2 bases. Acho que esse é um passo natural para a evolução. Nunca subestime o cérebro humano!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo2:38 AM

    E sei que surfe e skate são duas coisas completamentes diferentes mas discordo que o skate seja tão estático assim porque na hora que o skate tá deslizando com o eixo ou com a borda em algum pedaco de ferro ou concreto detonado cheio de vela ou voando seja uma coisa tão previsível assim. É natural que novidades na maneira de se surfar possa incomodar alguns (o que sempre acontece, como no caso dos aéreos) mais conservadores, puristas ou retrógrados mas o surfe sempre passa por períodos de transição (longs, shortboards, snaps, aéreos, tow in, etc...) e sempre vai ter polêmica sobre novas abordagens, critérios de julgamento que reconheçam novas manobras e tudo mais, mas o que interessa é que se surfistas começarem chamar a atenção com manobras de base trocada e arriscar em campeonatos vão fazer molecada começar a pegar onda de base trocada desde cedo e aí virá a verdadeira revolução. Vi esse filme antes no skate acho que depois dos aéreos o "switchstance" vai ser o próximo passo e vai deixar de ser uma brincadeira de free surfe e se tornar uma realidade até nas competições.

    ResponderExcluir

Diga lá...