quinta-feira, maio 18, 2006

Reboque

[Coluna Tempestade em copo d'água, Revista Surf Portugal, Fevereiro 2006]


-Querida, ligue para o Formiga e diga que hoje não dirijo pra ninguem.-

A sensação de estranheza ao ver Herbie Fletcher dropar uma onda média com seu jet ski em Waimea no filme Amazing surf stories em 1987 era incômoda.
Já tinha lido sobre as proezas do irmão do Wes Laine, Randy, e seu cavalo marinho motorizado, mas um surfista respeitado e inovador como Herbie, que ainda por cima nos presenteava com os empolgantes vídeos da série ‘Wave Warriors’, primeira geração de filmes de surfe para assistir em casa, Herbie, dizia eu, legitimava uma aparente ‘nova’ modalidade de se divertir nas ondas.
Ninguem dava um centavo por aquilo, o purismo falava bem mais alto e a única concessão seria usar o automóvel em salvamentos.
Brock Little não precisava de motor para colocar o pescoço na ponta da guilhotina- fazia por prazer, no braço, no peito.
Já escrevi que surfe é provavelmente o esporte mais humilhante que jamais existiu.
Um sujeito que resolve aprender a surfar com mais de 20 anos de idade vai demorar outros 20 para ser considerado um surfista mediano – isso, no caso de ser extraordinariamente talentoso, caso contrário, mais 20.
No jiu-jitsu, por exemplo, qualquer Zé ninguem depois de 3 ou 4 anos já alcança determinada graduação que impõe respeito, debaixo de treinamento sério e trabalho duro.
No surfe não faz a menor diferença se voce dedica 12 horas diárias do seu tempo para estudar ondas e treinar com sua prancha – o surfe é imperdoavelmente humilhante, repito redundante como um jornalista que escreve press-releases.
Não há saídas faceis no surfe.
Exceto o surfe rebocado.


- Um caso raro de surfista que encolheu quando estava prestes a dropar uma onda de 2 pés. -

Aí sim, temos a trapaça onde um meio surfista transforma-se num inteiro, ainda maior do que outros, com menos sorte de não terem um amigo com automóvel ou sem grana para comprar o seu próprio.
Imagem é tudo, diz a propaganda. O desafio hoje atende pelo nome de divulgação.
Entenda: Valente me confidencia que num mesmo dia em Portugal, Saca e Grego tinham uma ‘entourage’ com nem sei quantos fotógrafos e cinegrafistas numa investida para surfar Nazaré enorme, enquanto Zé, aquele da canção ‘Seabra is mad’ do Ithaka, acompanhado do Eric Ribiere se aventuravam pelo ‘Spot X’, sem que uma única alma soubesse do feito – aqui entra o acaso e Valente, em cima da hora para registrar e publicar.
Saibam, no entanto, que Saca e Grego são dois dos maiores surfistas da Terrinha e estariam disponíveis para qualquer empreitada, com ou sem platéia, como o fazem na maioria das vezes, sem viv’alma por testemunho.
Mas somem a isso uma pequena fortuna para comprar os cavalos marinhos mecânicos, mais o dinheiro do combustível, cifrões voando com a fumaça e temos motivos suficientes para convocar uma coletiva de imprensa, como fez (e faz!) o Laird desde a primeira vez que montou na motoquinha, isso, porem, não os faz menos ou mais surfistas do que todo resto.
Aqui não tratamos de essência, alma, purismos e essas cretinices, falo de talento, jeito pra coisa.
Rebocados pelo fenômeno do tow-in, vieram surfistas emergentes, aberrações que nunca foram capazes de discernir o momento certo de postar na posição ereta em cima duma prancha, fosse a onda grande ou pequena.
Não por acaso, os pioneiros em ondas gigantes como acompanhamos nas revistas (nós sempre acompanhamos isso pelas revistas, não é verdade ?) eram quase todos windsurfistas – e ele, Laird.
Alguem ainda lembra daquele tubo impressionante do Peter Cabrinha em Jaws ?
Pois aquilo foi absolutamente sem querer, quero crer.
Derrick Doerner quando lá chegou, rebocado, foi surfando a coisa como sempre fez e logo apontou para dentro do caroço como se surfasse em Backdoor, era o passo à frente, por favor.
Eis o que gostaria de dizer: um surfista como Shane Dorian, quando consegue tempo para dedicar-se ao surfe rebocado elimina toda concorrência, mas Dorian faria tudo isso no braço se necessário fosse, como Saca e Grego.
E fariam porque podem.
Quem não pode, vai no reboque.





- A onda que representa pra nova (e velha!) geração a mesma atitude absurda e irresponsável que o monstro do Laird no Tahiti representou a poucos anos atrás - o tow in ficou ultrapassado ? -

PS – Um australiano de 19, desses que competem no circuito de esperanças, Laurie Towner (towner ?), ganhou um campeonato junior em ondas de 3 pés, um mês antes protagonizou a onda da temporada no Backdoor, estampada em página dupla na Surfer e ASL e duas semanas depois dropou uma onda que deixou a comunidade de cabelo em pé no reef de Shipstern’s Bluff, uma aberração da natureza de dar pesadelos.
Nesse mesmo dia, Towner foi rebocado em outras meia-dúzia de ondas mas nada tão arrepiante quanto sua atitude na remada.
Nesse exato momento, a comissão que premia as maiores ondas da temporada se pergunta o que é, afinal, atitude.

44 comentários:

  1. Anônimo12:49 PM

    Ainda Bem que por enquanto, o Rio ainda não padece dessa praga de filhotes bem nascidos que querem brincar com o seu novo brinquedinho,
    trazendo barulho e poluição as praias e esquecem que no Brasil talvez
    existam 2 a 3 lugares que produzem no maximo 10 dias bons por ano para a pratica do surf rebocado.
    Não sou contra o surf rebocado acho alucinante em ondas propicias para o esporte e com surfistas que já mostraram no braço que são surfistas de verdade.
    Sds, Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:32 PM

    E lá vou eu doa a quem doer!!!

    Formiga????? Alguém já assitiu ele tentando ficar em pé na remada em marola de 1 metro??? Infelizmente Eu já!!! Igualzinho a assitir os alunos das escolinhas que proliferam pelo litoral carioca;

    Surf "ENOOOOORME" em Abril/2006 em Maresias???? Alguém assitiu ao vídeo??? Infelizmente eu sim e para mim aquilo não passava de 2,5 metros;

    Surfar onda de 10 pés no Sul em cima das tais "Lajes Oceânica" rebocado????? PIADA sem comentários

    Surfar o Pontão do Leblon em finais de semana (SENSAÇÃO da Boba Sul Carioca) com 2,5 no máximo 3 metros storm total a no máximo 50 metros da areia????? Pura ostentação perante o público!!! Querem pegar ondas Grandes, pesadas e com área?? É só andar uns 40 Km e ir ao Canto Direito do Grumari, o mesmo Swell da SENSAÇÃO Boba Sul, estará marchando com inúmeras linhas;

    Saquarema!!!!! MAIOR, MELHOR E CONSTANTE ONDA BRASILEIRA;

    Não é a toa que de lá saem os caras que se destacam todo ano no Chile (Marcos Monteiro e Patrick Reis). Surfam a Laje de Fora com REAIS 10~12 pés na remada;

    E, para acabar com a minha FALTA DE PACIÊNCIA com os PSEUDO BIG RIDERS, outro dia em um mar bem aconchegante de 1,5 na Playinha (reduto da demagogia), escutei um monte de VELHO BOBO enaltecendo dentro d'agua que o mar (marolas) estava Grande !?!?!?!?!?!?!?

    TÁ CERTO OU NÃO TÁ !!!!!!!!!

    Julio, essa foi a melhor matéria do Blog, na minha opinião, até hoje! Só comparada a merecida, inquestionável, justa e legítima homenagem ao nosso maior Palhaço CAREQUINHA !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:44 AM

    andre costa para presidente ! viva o furmiga !

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:24 AM

    Caro Júlio, aqui no sul (Tramandaí-RS)é o nosso sonho o surf com auxílio da motoca, para estar no levando para o fim do horizonte, onde entram massas oceânicas de sul, mas não para praticar o surf de reboque mas sim não precisar dar 150 joelhinhos, corrente com trocentos km/h e pegar um onda e olhe lá. É bonito ver o Laird e seus compatriotas pegarem aquelas bombas, mas ao mesmo tempo é triste ver alguns brasileiros descendo reto e mais nada, e ainda com um estilo escroto. E com ref ao Formiga o cara é uma tristeza, não sabe que esporte escolher e ainda na entrevista do ano passado com o Carlos na ESPN, falou que a pororoca na Amazônia é uma merda e não valeria a investida do hômi para pegar a onda mais extensa do planeta. O cara tá atirando no próprio pé, e ainda se diz brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6:00 PM

    Caro Julio,

    Me entristece deparar-me com seu rancor frente às inovações tecnológicas que estão aí e não ser você quem vai barrar.

    Os tubos de sonhos que já peguei no town in, não aparecem nem em seus piores pesadelos. E talvez isso te aborreça e aborreça alguns de seus raros leitores.

    O fato é que eu trabalho muito e tenho perfeita noção que contribuo muito para o desenvolvimento do seu, do meu, do nosso esporte. Talvez mais até que você, que nada mais faz do que criticar, criticar, criticar se lamentando que os tempos de hoje nao são mais os mesmos de 20 anos atrás.

    O tempo não para e te aconselho a também não ficar parado.

    Formiga

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:07 PM

    Em si, acho que o problema maior não é o surf rebocado, mas quem pratica este surf rebocado. Na real, não posso falar muito - sou brasileiro e carioca típico, ou seja, maroleiro -, mas considerando a crítica em cima de babacas que acham que surfam, me "orgulho" em dizer que sou menos babaca, porque pelo menos tenho consciencia de que não o faço bem. (Putz!) Peço(?), somente, para considerarem o fato do formiga ganhar uma grana maneira para fazer nada na televisão. É o trabalho dele ser uma formiga tonta!(Putz 2x!) Ora, eu no caso dele tentaria um nada melhor, mas isso vai de pessoa pra pessoa, de capacidade pra falta de capacidade, de interesse pra falta de interesse de cada um, enfim...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3:53 PM

    Nao, formiga tonta foi demais...Falta até de respeito...Acho que o principal nem é isso... Formiga, eu te pergunto, em que você contribui para o desenvolvimento do surf? Julio, eu tbm te faço a mesma pergunta. Acho que esta é a questao a ser pensada: o que cada um contribui para o surf, seja para o proprio ou num nivel mais abrangente?

    Gostaria, tbm, de fazer uma ressalva aqui: neste blog, comenta quem quer! Se sao poucos ou nao, indiferente, pq sao comentarios válidos(cabe mais ao dono do blog avaliar, do que eu). Nao estamos buscando puramente o melancolismo e muito menos o saudosismo, mas solucoes, discussoes sobre o que está presente na realidade do surf brasileiro e mundial. Quem mais faz isso hj em dia? Conheço poucos, raros, mas tbm quem liga pra isso, né? Nao vende bermudas e nem pranchas...
    Liguemos, entao, a televisao, e vamos ver se há algo tao novo assim passando. Vamos ver se as coisas estao tao "inovadoras" assim como dizem.

    Aliás, outra discussão: o que é inovação pra vcs? Usar coisas modernas e novas ou pensar de um novo modo?
    (Gostaria, sinceramente, de ver a opiniao de cada um sobre isso).

    Falar, falar, falar nao adianta muito mesmo, mas inovar pro proprio umbigo tbm nao adianta em merda nenhuma, se nao tem objetivos claros e realmente bons.
    Cabe a cada um avaliar (seja aqui, no radio, na tv, onde for) o que vale ou nao como util para a maioria, como prudente e bom para a "sociedade dos surfistas", para que nao morramos nem parados no tempo, muito menos na mesmice de achar que as coisas estao boas pra todo mundo do jeito que está.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4:04 PM

    Caro formiga, se és mesmo o tal luiz roberto formiga, apresentador que se auto intitula multi esportista...Me desculpe, antes de mais nada, o autor deste blog, tem mais autoridade que vc e todos seus protegidos de matéria mal feita e incrivelmente aceita pela ESPN Brasil...Ele é campeão estadual, campeão de WQS, ranqueado em todos os circuitos da ABRASP enquanto competidro,co-autor de inúmeros vídeos os quais vc ceretinamente tenta copiar, sendo usando as trilhas sonoras ou mesmo seus formatos...Surfa e muito bem até hoje, sabe e tem noção exata das críticas que faz e, por outro lado, vc não tem títulos no esporte em questão, nunca pegou um tubo "de sonho" decente, não sabe falar nem se postar no vídeo, é um tremendo baba-ovo de estrangeiros - que deprimente vc ter pago uma fortuna numa Timpone e falar que amou - rídicula sua postura e pra finalizar, numa coisavc tem razão, o tempo não para mas vc meu caro, parou no tempo lá atrás, na wave park!!

    Marcelo Grande

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6:37 PM

    Acho que o Tow-in só deve ser praticado em lugares específicos no qual o surf de remada não pode ser realizado.Agora chegar de Jet Ski na Barra,Maresias é sacanagem,não preciso falar nada,qualquer primata teria mais bom senso pra saber isso.Tem que ser muito irresponsável pra fazer isso numa praia cheia de surfistas e banhistas.Quero ver o que o Formiga vãi falar no dia em que um playboy imbecil desses causar uma tragédia e matar alguém com seu "brinquedinho"!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8:37 PM

    Pra terem uma idéia do quão perigoso é, há um par ou 2 de anos, um conhecido ex surfista profissional em atividade, atropleou uma inocente banhista no recreio ou na macumba...

    Marcelo Grande

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1:38 PM

    Como dizia uma velha "canção"..."bodyboard e jet ski, fora daqui"

    Pres. Nixon

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9:46 PM

    NÃO HÁ QUALQUER CO-RELAÇÃO ENTRE FORMIGA E JULIO ADLER.

    Um, totalmente habilitado conforme o relato do Marcelo Grande e outro um ser desprezível que só vale mesmo para ser tratado como piada, além de ser sinônimo de idiota.

    Portanto não vamos perder nosso tempo com isso!

    Estamos todos esquecendo do aspecto JURÍDICO da coisa, se não me engano é proibido pelo Código de Navegação regido pela Marinha do Brasil, qualquer atividade com embarcação (e Jet Ski se enquadra como tal) na área de arrebentação. Então estamos discutindo com FORAS DA LEI !!!!!

    Aí vai só um aviso ao Sr. Forbicha ops Formiga. Se for a Saquarema com "brinquedinho", além de entrar na porrada vamos incendiar o Jet Ski em cima da Laje de Itaúna.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2:53 PM

    Não sei o quanto essa Formiga contribuiu para o Surfe pois, além de não ser entomologista, já deixei de assistir esse tipo de programinha raso desde a pré-adolecência. Mas sei que foi nas minhas visitas ao Goiabada, e nos bate papos com o autor, que aprendi o quanto nosso esporte é muito mais rico em vida inteligente do que sonhava a minha vã filosofia.

    E, para o surfe brasileiro, saber que há pessoas assim, que lutam pela divulgação de sua verdadeira cultura, é muito mais importante do que a conquista de qualquer título mundial. Portanto, para esse hexápode motorizado tentar se colocar no mesmo patamar que uma pessoa com tanto surfe no pé e na cuca, deveria apresentar uma senhora credencial. O problema é que até agora ninguém viu.

    Leo Barroso

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7:47 PM

    Esqueci de me identificar no 13º comentário, portano além de corrigir esse grave erro, aproveito para ratificar minha posição e declarar que embora em alguns comentários eu possa ser polemico/divergente em relação ao Autor do Blog, o tenho como o melhor Colunista Brasileiro ligado ao Surf. Além do Cauli o Julio é o único cara isento no país qdo o assunto é surf e por ser isento não pode deixar de expressar sua opinião em relação à maior vergonha nacional da atualidade no surf: Formiga. Portanto Formiga, e aos seus seguidores, nos façam um favor:

    DROPEM E APAREÇAM, ou então fiquem sendo puxados e puxando o saco!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4:39 PM

    André Costa para presidente....

    É isso ai....Dropem e apareçam

    Pres. Nixon


    PS: Melhor ainda... Desapareçam do cenário, vcs são um retrocésso para o surfe brasileiro....E pára de gaguêjar na TV.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo8:12 PM

    Só mesmo uma mulher pra perceber que o cara escreveu...TOWN in... rsrs
    Onde é que se pratica TOWN in ? R: Nos pesadelos da formiga...
    Maria do Ceu

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4:01 PM

    Formiga ???
    Ah aquele cara da ESPN ?
    Caraio , tu não sabe surfar , desculpa , mas não sabe .
    Teu programa é ..... uma @*# chatice.
    Sou um dos "raros" leitores deste blog , pois aqui se lê coisa interessante , escrito por quem ENTENDE do assunto .
    Nada contra o reboque , mas apenas qdo estiver muito arriscado pra encarar na remada!
    nada pessoal Formiga
    Abrazzos

    ResponderExcluir
  18. Anônimo4:26 PM

    Minha casa está cheia de pequenas formiguinhas , uma praga !!!
    E agora tenho que aguentar esse multi-prego sporstman , que é "conhecido" com Formiga ?????
    Aí é demais ....

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5:30 PM

    Formigaaaaaaaaaaaaa....telefone!!!

    pres. Kenedy

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5:22 PM

    falou tudo aqui em cima... multi-prego sportman.. O cara não se contenta em ser prego só em um esporte, então ele criou seu novo nicho: ele é prego em vários esportes, e ainda consegue sê-lo produzindo e apresentando programas e, acredito eu, tudo mais que faça ( graças a deus desconheço suas outras atividades).

    ResponderExcluir
  21. Anônimo8:27 PM

    bunitu issso em !!!!!

    falo tudo !!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo3:32 PM

    Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
    Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo4:55 PM

    jacksonville fl singles church [url=http://loveepicentre.com/]japan personals[/url] free personals http://loveepicentre.com/ dating age laws

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5:34 PM

    car audio for subaru legacy [url=http://www.cardvdplanet.com/7-0-inch-tft-touch-screen-dvd-with-gps-jzy817g--discount-price46.html]sony auto audio[/url] beststuff fuel car dvd ipod vacation houseboat lake powell home http://www.cardvdplanet.com/shadow-chrome-stylish-touch-screen-car-dvd-with--discount-price7.html ipod touch auto audio cable
    sony auto audio [url=http://www.cardvdplanet.com/car-dvd-player-with-fm-function-cd136--discount-price47.html]auto dvd video[/url] d mercedes benz reviews auto extended warranty car audio and http://www.cardvdplanet.com/return_policy.html install auto dvd player
    discount auto audio [url=http://www.cardvdplanet.com/1-din-large-screen-online-store5.html]jvc auto audio manuals[/url] auto dvd player http://www.cardvdplanet.com/9-0-inch-roof-mounting-dvd-player-fm-with-tv--discount-price69.html best auto dvd player

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7:09 PM

    health canada pre and postnatal smoking [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/artrite.htm]artrite[/url] independence iowa tea room http://usadrugstoretoday.com/#first renaissance health network http://usadrugstoretoday.com/products/purinethol.htm
    gingko erection help [url=http://usadrugstoretoday.com/products/neurontin.htm]neurontin[/url] evista bike action [url=http://usadrugstoretoday.com/products/synthroid.htm]good mental health[/url]

    ResponderExcluir
  26. Anônimo6:35 AM

    lake court medical [url=http://usadrugstoretoday.com/products/prednisolone.htm]prednisolone[/url] herpes gay singles http://usadrugstoretoday.com/catalogue/x.htm vitamin plus rutherford http://usadrugstoretoday.com/categories/gesunde-knochen.htm
    health effects of soda pop [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/sante-generale.htm]sante generale[/url] orthomolecular psychiatry medicine nsw [url=http://usadrugstoretoday.com/products/claritin.htm]uses for bacteria[/url]

    ResponderExcluir
  27. Anônimo7:31 AM

    tongue twisters with medical content [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/antivirale.htm]antivirale[/url] behavioral health agency arizona http://usadrugstoretoday.com/products/zyloprim.htm hurting elbows when sleeping http://usadrugstoretoday.com/products/retin-a-0-02-.htm
    parent company of mount of olives treasures tea [url=http://usadrugstoretoday.com/products/fluoxetine.htm]fluoxetine[/url] type 1 diabetic for 33 years need disability [url=http://usadrugstoretoday.com/products/shallaki.htm]keystone medicine cabinet[/url]

    ResponderExcluir
  28. Anônimo3:55 AM

    http://www.autopilotnews.com/phpBB3/viewtopic.php?f=11&t=54525 http://www.matterich.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=204940 http://bacarus.com/phpbb/viewtopic.php?f=2&t=230880 http://www.nbabasketballforums.com/forums/viewtopic.php?pid=379742#p379742
    http://www.my-clicks.info/forum/index.php?topic=256470.new#new http://www.rowswellengineers.com/forum/showthread.php?s=bf1b778cea81473af21703aedfee0939&threadid=296455 http://www.reckincrew.com/viewtopic.php?f=6&t=288125 http://www.orbg.net/cgi-bin/apbdp_105sjs/apeboard_plus.cgi?command=read_message&msgnum=60
    http://forum.codepy.com/index.php?showtopic=70828 http://allacrossamerica.org/forums/viewtopic.php?f=3&t=61651 http://popolibasket.altervista.org/phpbb/viewtopic.php?f=6&t=2600

    ResponderExcluir
  29. Anônimo5:32 AM

    fish skins vitamin d [url=http://usadrugstoretoday.com/products/mobic.htm]mobic[/url] amelia bay tea http://usadrugstoretoday.com/products/torsemide.htm medical mneumonics http://usadrugstoretoday.com/products/premarin.htm
    bacteria vs germ [url=http://usadrugstoretoday.com/index.php?lng=en&cv=us]Buy generic and brand medications[/url] authorization to release medical information form [url=http://usadrugstoretoday.com/products/ampicillin.htm]which weighs more muscle or fat[/url]

    ResponderExcluir
  30. Anônimo4:44 AM

    does red meat cause heart attack and other heart dieses [url=http://usadrugstoretoday.com/products/ponstel.htm]ponstel[/url] allergy symptoms seasonal allegra http://usadrugstoretoday.com/products/acomplia.htm kidney damage pregnancy high blood pressure http://usadrugstoretoday.com/categories/herz-kreislauf.htm
    causes of vaginal burning [url=http://usadrugstoretoday.com/products/avandia.htm]avandia[/url] unut penis [url=http://usadrugstoretoday.com/products/pamelor.htm]health indications[/url]

    ResponderExcluir
  31. Anônimo9:31 PM

    http://healthboard.in/clotrimazole/clotrimazole-and-betamethasone
    [url=http://healthboard.in/diamox/diamox-and-skiing]bentyrl medicine[/url] erectile dysfunction in a 21 year old [url=http://healthboard.in/detrol/detrol-la-online-rx-pharmaceutical]detrol la online rx pharmaceutical[/url]
    online pharmacy turkey http://healthboard.in/depakote
    [url=http://healthboard.in/budesonide/apotex-budesonide]drug rehab kentucky[/url] careers in drug screeing [url=http://healthboard.in/budesonide/side-effects-of-rhinocort-budesonide]side effects of rhinocort budesonide[/url]
    which is better3a viagra2c cialis or levitra http://healthboard.in/dexamethasone/dexamethasone-tolerance-test
    [url=http://healthboard.in/bodybuilding/bodybuilding-colorad]history of street drugs[/url] cialis links [url=http://healthboard.in/bisoprolol/bisoprolol-fumarate-10mg]bisoprolol fumarate 10mg[/url] pocket manual of chinese medicine by richard lee [url=http://healthboard.in/depressive/depressive-wallpaper]depressive wallpaper[/url]

    ResponderExcluir
  32. Anônimo10:00 PM

    http://webhealthcentre.in/prinivil/generic-for-prinivil
    [url=http://webhealthcentre.in/prograf/prograf-remibursement-program]passing random drug tests[/url] nursing drug books [url=http://webhealthcentre.in/tribulus/side-effects-of-tribulus-terrestris]side effects of tribulus terrestris[/url]
    pharmacy technician colleges in southern illinois http://webhealthcentre.in/anafranil/anafranil-ocd
    [url=http://webhealthcentre.in/amoxil/amoxil-for-oral-suspension]drug testing qa protocols[/url] rubber plug for medicine bottles [url=http://webhealthcentre.in/amlodipine/amlodipine-and-valsartan]amlodipine and valsartan[/url]
    drug to treat ventricular dysrhythmia http://webhealthcentre.in/cyclophosphamide/cyclophosphamide-dilutions
    [url=http://webhealthcentre.in/prometrium/prometrium-and-delayed-menstruation]something that repersents and show that you are drug free[/url] socialization and drugs [url=http://webhealthcentre.in/health/how-to-be-an-organized-mental-health-therapist]how to be an organized mental health therapist[/url] drug regulations in switzerland [url=http://webhealthcentre.in/tramadol/side-effects-of-tramadol]side effects of tramadol[/url]

    ResponderExcluir
  33. Anônimo11:21 PM

    http://alwayshealth.in/canada-pharmacy/phonline-pharmacy-to-fill-morphine-30-mg-prescription
    [url=http://alwayshealth.in/pharmacy/certified-pharmacy-technician-pay-scale]prozac drug class[/url] camilla ga drug bust may 1987 [url=http://alwayshealth.in/pain-relief/neosporin-pain-relief-maximum-strength]neosporin pain relief maximum strength[/url]
    drug testing kingman http://alwayshealth.in/smoke/smoke-crystal-ice
    [url=http://alwayshealth.in/heart-medicine/heart-for-the-lord]drug use and in teens[/url] types illegal drugs [url=http://alwayshealth.in/overdose/buspar-overdose]buspar overdose[/url]
    methadone and outpatient pharmacy missouri http://alwayshealth.in/canada-pharmacy
    [url=http://alwayshealth.in/stress-types/meridian-stress-assessment-system]drug fever[/url] what do anticholinergic drugs do [url=http://alwayshealth.in/oxcarbazepine/oxcarbazepine]oxcarbazepine[/url] health status of mongolia [url=http://alwayshealth.in/stress-types/how-to-beat-test-stress]how to beat test stress[/url]

    ResponderExcluir
  34. Anônimo9:02 PM

    mercedes benz 300se heckflosse http://automotoportal.in/mercedes/mercedes-608d-dash mercedes benz of littleton
    [url=http://automotoportal.in/lancia/lancia-club]automobile renting[/url] auto acceleration factors faq [url=http://automotoportal.in/plymouth/estate-agents-plymouth-uk]estate agents plymouth uk[/url]
    drag parts for 80 dodge aspen http://automotoportal.in/smart/free-adult-software-for-smart-phones
    [url=http://automotoportal.in/saab/saab-9000-cde-workshop-manual]grand theft auto 3 game cheats[/url] mercedes benz of alexandria [url=http://automotoportal.in/motor/dc-motor-frame-5808]dc motor frame 5808[/url]
    durant automobile http://automotoportal.in/rover/harmon-kardon-replacement-speakers-range-rover
    [url=http://automotoportal.in/pontiac/riverside-pontiac-buick-gmc-michigan]painted replacement automobile sideview mirrors[/url] volkswagen carburtor swap [url=http://automotoportal.in/rover/mars-rover-nasa]mars rover nasa[/url]

    ResponderExcluir
  35. Anônimo9:00 PM

    association of auto body professionals http://autoexpress.in/mercury/instructions/on/mercury/vapor/set/up volkswagen trucks
    [url=http://autoexpress.in/panoz/panoz]american automobile associatiion[/url] auto clover llc korea [url=http://autoexpress.in/saab/saab/parts/pennsylvania]saab parts pennsylvania[/url]
    mercedes benz e270cdi http://autoexpress.in/oldsmobile/red/oldsmobile/cutlass/supreme/convertible/1972
    [url=http://autoexpress.in/rover/rover/45/manual]mercedes lubrication system[/url] minor automobile [url=http://autoexpress.in/racing/hawks/racing/8000/series/nodular/iron/crankshaft]hawks racing 8000 series nodular iron crankshaft[/url]
    volkswagen fuel efficience http://autoexpress.in/scion/scion/dealership/fairfax/virginia
    [url=http://autoexpress.in/rover/land/rover/colorado]monroe automobile flint michigan[/url] automobile accident reports [url=http://autoexpress.in/maserati/maserati/08]maserati 08[/url]

    ResponderExcluir
  36. Anônimo3:35 AM

    europe travel group http://atravel.in/airline_airline-tickets-to-go-to-arkansas-from-maryland havasupai travel information
    [url=http://atravel.in/tour_work-as-a-tour-guide-toronto]american express gold card travel[/url] rearden travel sign in [url=http://atravel.in/cruise_what-is-free-on-a-cruise]what is free on a cruise[/url]
    adventure travel women http://atravel.in/cruise_silver-shadow-cruise-lines
    [url=http://atravel.in/disneyland_what-are-park-hopper-tickets-at-disneyland]should students travel abroad[/url] travel joker board [url=http://atravel.in/tour_agent-singapore-tour]agent singapore tour[/url]
    philadelphia travel and tourism http://atravel.in/flight_star-wars-flight-of-the-falcon-gameboy-cheats train travel glasgow to stuttgart [url=http://atravel.in/tourist_howmany-tourist-visit-cardiff-per-year]howmany tourist visit cardiff per year[/url]

    ResponderExcluir
  37. Anônimo5:34 AM

    automobile milage claims http://autoexpress.in/romeo/australia/alfa/romeo/commercials volkswagen dealers of nc
    [url=http://autoexpress.in/maserati/maserati/quattrporte]flatlander racing reviews[/url] volkswagen beetle for sale [url=http://autoexpress.in/buell/buell/s1/lightning]buell s1 lightning[/url]
    automobile paint sealant http://autoexpress.in/saleen
    [url=http://autoexpress.in/buell/buell/360/rear/tire/kit]photovoltaic solar automobile parking shade structure[/url] st louis auto credit financing [url=http://autoexpress.in/scooters]scooters[/url]
    mercedes 300sdl http://autoexpress.in/buick/leachman/buick/gmc
    [url=http://autoexpress.in/bugatti/priced/bugatti/veyron/france/items/outrageously/pictures/world]western washington automobile auctioneers[/url] lowering a type 1 volkswagen [url=http://autoexpress.in/saturn/saturn/sl1]saturn sl1[/url]

    ResponderExcluir
  38. Anônimo8:40 PM

    fashions http://topcitystyle.com/shoes-dolce-amp-gabbana-type4.html teen preteen fashion models [url=http://topcitystyle.com/custo-barcelona-dressy-tops-brand51.html]designer clothing[/url] discount designer handbag fendi handbag and wallet
    http://topcitystyle.com/accessories-type5.html replica designer handbags and accessesories [url=http://topcitystyle.com/red-sport-jackets-color8.html]gucci only[/url]

    ResponderExcluir
  39. Anônimo3:51 AM

    second hand clothes a tale of two cities http://topcitystyle.com/leather-shoes-page13.html ralph lauren fabrics [url=http://topcitystyle.com/north-sails-polo-shirt-for-women-sky-blue-item1897.html]maternity fashion trendy[/url] chacu shoes uk
    http://topcitystyle.com/?action=products&product_id=2557 kswiss tennis shoes [url=http://topcitystyle.com/philipp-plein-jeans-brand31.html]minnesota interior designers[/url]

    ResponderExcluir
  40. Anônimo6:36 AM

    paul deschanel http://topcitystyle.com/hot-pink-tank-tops-color51.html sperry shoes [url=http://topcitystyle.com/?action=products&product_id=2462]adhesive horse shoes[/url] rock climbing shoes
    http://topcitystyle.com/plastic-popler-t-shirts-for-men-brand90.html newborn boys hip hop clothes [url=http://topcitystyle.com/m-women-size5.html]christian dior handbag[/url]

    ResponderExcluir
  41. Anônimo3:31 AM

    lesbian websites anal reluctance http://planetofporn.in/adult-pic/max-adult-info-board-bbs
    [url=http://planetofporn.in/fetish/fetish-nipples-puffy-sex]cb 3000 dildo[/url] virgin brands not called called virgin [url=http://planetofporn.in/adult-online]adult online[/url]
    where to buy the emperor dildo http://planetofporn.in/bdsm/bdsm-diablo
    [url=http://planetofporn.in/fetish/fetish-nipples-puffy-sex]funny adult clipart[/url] one pass access world of hentai [url=http://planetofporn.in/oral/oral-steroids-is-used-for-back-spasams]oral steroids is used for back spasams[/url]
    adult chat just a chat http://planetofporn.in/adult-story/adult-asian-webcams
    [url=http://planetofporn.in/condom/mature-dildo-free-gallaries]adult add coaching in kansas[/url] xxx high school dances [url=http://planetofporn.in/free-amateur/free-amateur-home-made-porn-video]free amateur home made porn video[/url]
    candid sexy legs free pictures http://planetofporn.in/blowjob/sunrise-adams-blowjob-movies
    [url=http://planetofporn.in/teen-ass]mother anal porno[/url] free sexy womans [url=http://planetofporn.in/blowjob/blowjob-bimbows]blowjob bimbows[/url]

    ResponderExcluir
  42. Júlio, acho que o Formiga meteu um vírus nos comentários do Goiabada! Toca um veneno neste formigueiro!!
    []s
    GM

    ResponderExcluir
  43. Anônimo2:39 AM

    emo fashion http://www.thefashionhouse.us/dark-turquoise-tank-tops-color52.html old fashion submissive wife [url=http://www.thefashionhouse.us/dark-grey-sport-pants-color16.html]custom orthopedic shoes[/url] indian wedding clothes
    http://www.thefashionhouse.us/-casual-category41.html extra wide shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/bluish-grey-versace-color113.html]designer gowns[/url]

    ResponderExcluir
  44. Anônimo7:50 PM

    designer sandals made to order miami florida http://luxefashion.us/roberto-cavalli-t-shirts-for-men-brand7.html underwear polo ralph lauren [url=http://luxefashion.us/-tank-tops-on-sale-category60.html]laurens county sc public records[/url] anne klein cologne
    http://luxefashion.us/armani-jeans-cut-pants-for-women-black-item2355.html jess myer designer [url=http://luxefashion.us/light-purple-women-color202.html]old easy spirit pattern name shoes[/url]

    ResponderExcluir

Diga lá...