quinta-feira, dezembro 01, 2005

A Palavra

O melhor de escrever é ser lido - e o pior tambem.
Leitor interpreta o texto do jeito que quiser, depois de escrito o texto é dele, leitor.
Quando digo que acho nossa imprensa infantil, não ataco pessoalmente ninguem, por respeito e, em poucos casos, por amizade.
Existe um abismo enorme entre o autor e a obra.
García Márquez odiava Borges mas 'carregaria um livro seu no bolso por toda a vida'.
Isso porque Borges, escritor genial como Márquez, tinha posições políticas difíceis de engolir - como aceitar condecoração do Pinochet em plena primavera da ditadura chilena, ou apoiar o governo americano na guerra do Vietnã.
Aqui o caso é inverso, na maioria das vezes tenho afeição ao camarada e desdenho a obra.
Adrian Kojin é para mim, se isso importa, surfista de verdade, desses com perfil no Surfer's Journal e tudo, mas tem tarefa ingrata em dirigir a mais vendida e agradar as exigências do todo poderoso Mercado; que insiste em apontar para baixo, sempre.
Tenho admiração pelo desprendimento que o cara tem com a vida, a última dele, mudando de mala e cuia pra Ilha Bela.
O Malandro viveu pro surfe como poucos aqui no Bananão - vive ainda.
Num comentário abaixo, o Yankee-santista Fabinho desce a lenha no Peterson Rosa e seu estilo.
Ora bolas, Fabinho, Peterson merece estátua no canal um, dois, tres e quatro.
Em vinte anos, ele, Vitinho, Teco e cia ltda serão lembrados pelo que fizeram e fazem, não pelo Brasil, mas por eles mesmos e que muito nos honra.
Peterson tem o arrebatamento que todo surfista, brasileiro ou não, precisa para ser alguma coisa, qualquer coisa.
Por muito menos, voce decora a parede do quarto com fotos de santos do pau oco.
Até nos excessos Peterson dá de dez nos seus ídolos.
E tem mais, como todas limitações, Peterson tem sido nos últimos 5, 6 anos o melhor brasileiro no Tour e um dos poucos que melhora a cada ano que passa nas condições mais aterradoras - apesar de confessar, franco como é, que sente medo como todos nós.
A Palavra é cruel, permite tudo ao leitor.
Elogio Raoni e rezo para que o Mineirinho consiga o volume do surfe que o local de Itaúna desenha na onda.
Com a idade que tem, Mineirinho tem tudo, mas falta acupar mais espaço em ondas de mais área, isso ele vai alcançar seguindo o WCT e aprendendo com a turma que lá está a mais tempo.
Melhor de tudo, é que ele quer aprender e sabe que tem muito chão pela frente, como fica claro na entrevista que Valente fez em G.Land com nosso campeão mundial do WQS.
Desejo de instruir-se na universidade da ASP dará ao Mineirinho, em dois ou tres anos, munição para sonhar com os 5 primeiros do WCT.
Torço por ele como pelo meu Flamengo e me comovi quando ganhou na Bahia, ao vivo na TV.
Quem duvida, leia aqui esse texto

4 comentários:

  1. O estilo do Peterson é horrível - e isto é unânime. Mas ele é tão bom, que consegue, ano após ano, dar um banho em muitos "estilosos" que mais posam do que surfam.
    Se os nossos estilosos - e aí incluo Raoni e Mineirinho - aprenderem a ter a raça do paranaense, teremos finalmente, um campeão mundial.
    Torço por isto.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:32 PM

    Veja, é temeroso sair em defesa, da forma como:

    "mas tem tarefa ingrata em dirigir a mais vendida e agradar as exigências do todo poderoso Mercado; que insiste em apontar para baixo, sempre."

    Pois pode parcer, que o Mega Editor é o mais justo homem do mundo/mídia. Lembre-se que ele e sua revista foram os primeiros a atirar PEDRAS no Vitinho quando em uma bateria em Pipe Storm, o Gambá não conseguiu surfar uma onda. Lembrou ??????? Acham mesmo que foi por medo ???? Teahupoo esse ano respondeu a ele !!!

    Não se esqueça, que para lermos uma entrevista com o melhor shaper do País, que não preciso nem dizer quem é ! Foi necessário que a fábrica de foguetes e os 3 melhroes shaper do País, gastassem R$ em propaganda na revista. Há muito tempo só viamos Avelino pra cá e pra lá.

    E o compromisso Nº 1 da IMPRENSA??? Seja ela qual for, de levar a informação ao Grande Publico, como fica ????

    Isso não tem nada a ver com o tal Mercado que nos leva ao tal nível inferior. E sim com a linha/tendenciosidade editorial !

    A propósito, voces sabiam que o BRASIL, minha Pátria Amada e não uma fruta, não corresponde a 1 % das vendas da Quiksilver ? E, menos de 0,5 % das da Billabong ?

    Será que é esse mercado que leva ao Editorial tendenciso ?

    Essas inforamções estão disponíveis, no caso da Quiksilver, na NYSE (Bolsa de NY) e, no caso da Billabong, na Bolsa Australiana. É publico, basta ir lá e olhar !

    Sou irônico, mas dessa vez não deu! Pensava que isso aqui era uma discussão alegre porém inteligente.

    O que se esperar de um povo que acha que o Lula é ladrão e que o antecessor é bonzão (quem vendeu a CVRD Vulgo Vale do Rio Doce por R$ 1 Bi, foi o Governo anterior). Votar e reeleger o Cesar Maia é uma piada de mal gosto (Ideologia política nao há. Prova: ele já foi filiado ao PMDB, PT, PDT, PFL e etc. Só falta o PSDB). A Zona Sul Carioca é demagogica e só olha o proprio Umbigo.

    VIVA AO CAULI RODRIGUES QUE FALA A VERDADE DOA A QUEM DOER !!!!!!

    Ps: Essa é minha útilma participação no Blog.

    O PIPE MASTER VEM AI RAONI NELES !

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:52 PM

    Julio, esqueci!

    Se voce leu a primeira edição do Alma Pan Americana. Saberá do que estou falando, se não leu procure um exemplar de tal edição.

    Verifique ou relembre a ridícula, vexatória e criminal estória sobre e meniniha no deserto, senão me engano, do Chile !

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:03 PM

    Carater ! Ou o cara tem ou não tem ! Se ele é 100% surf isso não me diz nada ! É muito fácil ser ( surf pra caralho ), surf é muito bom ! Eu prefiro o Hemp da prainha , largou tudo mesmo , vive para surfar , não caga regra ,não baba ovo de ninguem , não prejudica ninguem , e não precisa de bajular ninguem para seguir seus ideais .

    ResponderExcluir

Diga lá...