quarta-feira, junho 18, 2008

Discoteca goiaba do surfista desatento 6

Discoteca básica>Surf Portugal 183#>Abril 2008


Meddle - Pink Floyd 13 de Novembro de 1971


O produtor David Elfick conta a seguinte estória nos extras do DVD Crystal Voyager.
'Pink Floyd era uma das grandes bandas do mundo e George Greenough tinha ouvido aquela canção, Echoes, e gostado muito. Será que conseguimos essa música David ? Perguntou George.'
David tinha acabado de assistir um bloco editado de 23 minutos (ver tempestade) e conseguir aquela música tinha virado uma questão de vida ou morte.
O que fez Elfick ?
Pegou o rolo de 16mm e foi até Londres pedir pessoalmente aos Floyds.
Chegando lá, depois de passar pela triagem, David conseguiu falar com o empresário e sugeriu: 'Podemos fazer uma troca, voces me dão a música em troca das imagens que tenho aqui'.
O empresário olhou incrédulo, por que diabos o Pink Floyd ia querer aquilo ?
Elfick insistiu em mostrar as imagens pra banda e eles toparam.
Imaginem então aquele sujeito com uma bobina de filme nas mãos tentando negociar com a banda que tinha acabado de lançar seu disco de maior sucesso, The Dark side of the moon.
Encerrada a sessão, Elfick nervoso, 'que tal ?'
'Negócio fechado. Mas da próxima vez toca esse som mais alto.'
Hendrix não fazia a menor idéia quando disse 'nunca mais voce vai ouvir surf-music novamente', que Echoes, lado B do LP Meddle, do grupo que fez turnê com ele no final dos 60, seria referência de música dos surfistas.
A mistura do baixo, bateria e orgão temperada com as guitarras do Gilmour te tiram do chão.
Bem vindo a bordo da nave subaquática espacial.
E não só isso, o Pink Floyd adotou as imagens do Crystal Voyager como pano de fundo das suas apresentações pela Europa e EUA.
Meddle abre com o baixo de Roger Waters furando as caixas de som (duplicado com David Gilmour atirando simultaneamente) como Carroll em Pipeline no final dos anos 80.
O LP é reconhecido como o primeiro grande album do Pink Floyd depois da pirada do Syd Barret. A capa é uma foto de uma orelha debaixo d'água (o artista Storm Thorgerson tinha sugerido uma foto artistíca do ânus de um babuíno, felizmente recusada pela banda).
Greenough, do jeito que era livre e criativo, deve ter logo enxergado a curva de uma onda rodando na foto da capa - aquilo era um tubo como apenas George via.
Todo resto do LP é em clima de final de década, cair da tarde, com nomes que induzem ao torpor: Pillow of winds, Fearless (esta aparentemente uma homenagem do Roger Waters, torcedor fanático do Liverpool, ao título da Wembley Cup com trechos do hino You'll never walk alone), Saint Tropez e Seamus.
Ainda demoraria mais 8 anos para o Pink Floyd lançar seu outro disco fundamental para turma da cueca cheia de areia: The Wall, de 1979.
E por que ? pergunta o amigo.
A inesquecível abertura do filme The Performers, com a equipe da Quiksilver no Havaí.
'We don't need no education 
We dont need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers leave them kids alone
Hey! Teachers! Leave them kids alone!'



[Esse blogue aceita sugestões de futuras Discotecas básicas para surfistas goiabas]

9 comentários:

  1. Anônimo12:40 PM

    Poxa Julio... tem tanta coisa, que é dificil começar... me lembro de uma cena de Potz num buggy no Hawaii, ao som de Three Little Birds de Marley. Não lembro que filme, e nem se era a trilha original, mas eu fiquei maluco.

    Reggae e surf, tudo a ver. Mas tem tbm The Who, Ramones, Kiss (quera glam, mas era rock)... não sei se ajuda, mas... abraços!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:43 PM

    ah.... Men at work, The Carrs, Oingo Boingo, Spy Vs Spy, Alpha Blondie, Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Hoodo Gooros, B52, Cure, Smiths, nossa... muita coisa...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:56 PM

    Banda australiana não, por favor!.. A não ser que seja AC/DC fase Bon Scott...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:28 PM

    POWERAGE - AC/DC

    Esse é o som !!! Bon Scott from Hell !!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:06 AM

    hehehehe.... bem, estamos falando de discografia básica, e embora eu tbm prefira AC/DC à Oingo Boingo, tenho que admitir que além de ter os cds do O.B., as musicas foram importantes durante os 80-90s.... Bem,se fosse para a minha escolha, hardcore em todo mundo, mas....

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9:24 AM

    Dire Straits - 1978, o primeiro deles, low profile;

    Hendrix - The Band of Gipsy, gavado ao vivo no reveillon de 1969 pra 1970, com "Machine Gun", homenagem aos soldados do Vietnã, e outras pérolas;

    Marley - Takin` Blues, com performances ao vivo e depoimentos gravados na BBC de Londres. AULA de reggae. Eu disse AULA!

    Gabiru

    ResponderExcluir
  7. Se alguém fosse filmar uma seqüência de surf minha, o BG do clipe tinha que ser "Rehab" da Amy Winehouse... Cada um tem a trilha que merece.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9:44 AM

    Arthur Koestler - este era o homem, que definiu a explosão de talentos em um determinado espaço-tempo (self maturity): várias pessoas ´pensando a mesma coisa isoladas em diversos pontos do planeta, que ao se reunirem fazem explodir algo inédito, ou além da compreensão dos homens medianos - infelizmente, os episódios são cíclicos e podem levar séculos até ocorrerem novamente. Vide o Rock Britânico dos anos 70: quando teremos o surgimento de um novo movimento catártico?

    ResponderExcluir
  9. Anos 70.....
    Pesquise os trabalhos do CAMEL ate 1979.
    Grupos alemaes como ELOY e TRIUMVIRAT.
    Da Holanda nao esqueça do FOCUS - HAMBURGER CONCERTO.
    PINK FLOYD - IMBATIVEIS
    "O DA VACA" (sei lá o nome) e
    WISH YOU WERE HERE

    OBS - DICA DO PROGRAMA MANHATHAN CONNECTION - O FILME SOBRE O "DOC PASCOVI.." aquele colunista insensado da SURFER dos anos 70...
    Fala sobre a "DITADURA DA LIBERDADE" . Muito interessante....

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Diga lá...