quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Rule book



'What’s the holy grail of surfing? Is it winning the world title, or is it coming out with the video of the year?

Well, obviously it’s to win the world title. But I’m in a different category because I’m not on the ’CT and I’m not after winning the WQS. I’m just after my own goals. I want to go out and stick big moves and stick rodeos--and any kind of flip or anything I see any kid do that looks interesting. Kelly brought the rodeos to us and showed us how to do it, and some guys started doing them. But it’s kind of funny--you don’t see those guys in the top ten doing rodeos and big flips. They’re out there trying to win world titles, and we’re out here trying to make surfing more progressive. Guys like Dane, Yadin, and myself are just out there trying to progress the sport, and meanwhile, it’s just kind of stagnant on the ’CT.'


Deixa ver se entendi: Faltam-me culhões para enfrentar a barra de correr o mundo atrás de pontos suficientes para entra no WCT. Ganho uma fortuna sem me aporrinhar, por que diabos botaria meu traseiro na reta ?
Kelly e os outros caras querem apenas ser campeões, movimentando (e apimentando) um público jamais imaginado pela ASP, enquanto eu, Dane e Yadin somos estrelas (com suas carinhas entediadas de super modelos) dos nosso próprios vídeos - filmou aquela onda ?
Enquanto isso, Jordy Smith (olho nele!), roda, apita e chama os comerciais.

43 comentários:

  1. Anônimo9:41 AM

    He he he!!!

    Cara de bundão mesmo. Mas na boa ele mora em frente a Pipe e pode se dar a este luxo. Não tem porra de objetivo maior nenhum, só quer curtir! É o esteriótipo da nossa raça que faz com que nos vejam como alienados.

    Agora eu acho que o cara pode viver do surf e não se importar com o doblevê setê, sendo fre surfer com alma tipo o Dave Rastovich. Abraço Guilherme de Carvalho e Silva, POA/RS local de Tramandas

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Júlio! Aliás, se não fossem os vídeos promocionais e as revistas americanas, quem de nós saberia quem são estes caras? Aliás (mais uma vez), estão tentando nos convencer que o "Dane" (como se fossemos íntimos dele) é o futuro do surfe...pobres de nós se isto se tornar real!
    []s

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:20 AM

    deixa eu ver se entendi:
    toda a midia acha essa atitude dele o maximo (vide q esta em destaque no site) e o sr julio wanna be what im not adler...diz acha o legal é surfar onda merdas e ganhar merreca?
    me poupe...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:18 PM

    essa definiçao de show man eh muito injusta ... com certeza eh mais facil dar show sem cobrança e tempo limitado ... bater penalty eh facil .. vai bater em final de copa do mundo .

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:08 PM

    julio wanna be what im not adler...hehehehe falou tudo!

    Eli Miranda

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:34 PM

    A velha discussão volta... Acho que cada um faz o que quiser da própria vida e não cabe a nós ficar julgando ninguém. Se o cara tá ganhando a grana dele honestamente, morando em frente a Pipeline, fazendo vídeos e viajando pra onde ele tá com vontade sem precisar da ASP pra nada eu acho uma opção válida. O surfe não se limita a campeonatos e acho que muita gente que consome vídeos não dá a mínima para o WCT. Tem mercado pra todo mundo seja para Jamie, Bruce Irons, Dane Reynolds, Christian Fletcher quanto para Kelly Slater, Andy irons, Parko e Fanning.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7:08 PM

    Kaô fudido. Todo mundo quer aparecer dos "soul surfers" de boutique como os Malloys e sua turma aos havaianos peso-pesado (com duplo sentido).

    A atitude também não é nova: Nos anos 80 Matt Archbold, irmãos Fletcher e cia já posaram de bad boys fora do circuito. Há mais de duas décadas que só pode ser contra-cultura legítimo quem não quer prestígio nem dinheiro. Têm alguém aí?

    Eu não.
    ...

    Outra... Mercado têm mesmo é na Barra: Extra, Carrefour, Mundial, Freeway, até Zona Sul têm também...

    Manoel Bandeira 2

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9:14 PM

    olha, de bad boy ele não tem nada, tá mais pra integrante do cirque du soleil, pela quantidade de pirueta q faz nos filmes - pensando bem, acho q pirueta por pirueta eu prefiro assitir o circo...

    nessas horas, ao contrário do poeta acima, eu admiro os irmãos malloys, tão fora do circuito mas enobrecem a arte de surfar...

    aliás, aqueles que consideram o surfe uma arte, e não um esporte, estão de parabéns, joel tudor que o diga.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:58 AM

    Não correr o tour tá longe de ser uma postura de bad boy como o poeta taxista se referiu, mas sim uma opção. Ora qual o problema se o cara tem a oportunidade de viver de vídeos ganhando a mesma grana que ganharia correndo o QS e o CT? É uma escolha apenas e não acho que isso vá desmerecer o surfe de ninguém... E essa coisa de louvar a "arte" dos Malloy e do Tudor e meter o pau em quem manda aéreo é papo não de saudosista ou purista e sim de retrógrados que se incomodam com qualquer tipo de novidade e/ou evolução. Porra não dá pra comparar o Joel Tudor com o Jamie O`Brien, são estilos diferentes e falar que um é melhor do que o outro é a mesma coisa que querer comparar Dorival Caymmi com Metallica.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:39 AM

    não discordo, cada um em seu extremo de diferenças...
    ab

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:56 PM

    Problema nenhum o cara não correr o tour , ganhar dinheiro , comer mulhé , aparecer nos videos , etc
    Mas ele que na matéria acima é que diz que a turma do WCT não se preocupa em evolucão do esporte , aí vou ter que discordar...
    O Careca da Florida , entrou nesse circuito e levou o surfe pra outro patamar , entre outros , como o Marco Luciano , etc
    Então se ele tá feliz no Hawaii e os outros estão rodando o mundo atrás de pontos , beleza , cada 1 na sua e o surfe vai tomar a direcão que a midia quiser ...não é isso?
    Juan Tamarindo

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9:59 PM

    "Why are we surfing the worst waves in the world to get the chance to surf the best waves in the world the next year?"
    Porra porque tudo na vida é assim: subir degraus
    Será que o cara quer um convite pro ct?

    "It’s not like you can drop in on a one-foot wave at Huntington or in Brazil and do a rodeo flip."
    Chama o Sifu ae porra! hehe

    "I think Timmy Curran got lucky on that flip. I don’t think he’ll pull another one, but we’ll see. I still can’t believe that one--I can’t even comprehend what he did."
    Cocky? Nãããããoooo

    "I’d really like it if I get a wildcard and they say go for it"
    Na mosca!

    "In five years, surfing will come down to who’s got the best video part and those guys will be the best surfers in the world because it actually shows."
    Concordo, o Kelly sempre esculachando mais nos videozinhos do steele

    Porquê todo mundo quer ver o free surf dos caras do ct?
    Muito simples: mérito. Vendo Blue Horizon todo hora que o Rasta aparecia me perguntava, "porra, o que esse cara fez pra estar aí?", por mais pela saco que o Andy seja, seu surfe é muito melhor que o do Rasta. Acho que competição acaba obrigando o surfista a aproveitar mais a onda e os vídeos a terem estilo. Não curto a parte do Rasta no vídeo e sempre adianto, mas o tal do "think, feel, do it" é muito irado!
    Jamie é um cara de sorte, são pouquíssimos que se podem dar ao luxo. Ele tá certo, quem pode, pode. A realidade pro resto do mundo é outra, competir pra mostrar serviço.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4:03 AM

    Acho que tentar dividir o surfe entre quem está dentro e quem está fora do WCT é tentar simplificar demais essa coisa que nem esporte a gente sabe se é. Essa diversão de reis polinésios não nasceu competitiva e nem precisa de um embate entre duas pessoas para fazer sentido, como o boxe ou o tênis, por exemplo.
    O que não falta é nego que não perde um amanhecer dentro d'água há mais de 20 anos é só sabe quem é o Slater porque vê o careca na capa da Fluir quando vai comprar Colomy na banca, com água salgada escorrendo pelo nariz.
    Assistir anguns eventos da ASP também é legal, mas não dá pra esquecer que os campeonatos vendem muito mais short que qualquer vídeo promocional. Aliás, as etapas nem o nome do pico tem mais.
    "The best surfer is the one having the most fun."
    Abs
    Leo,

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6:02 PM

    Neguinho leva o Jammie'O muito a sério, PQP.
    Tirar fotinho queimando o rule book da ASP vestido de outdoor da Rusty e Red Bull com o cú cheio de dinheiro, é apelar pra arrumar um jeito de aparecer, não ser esquecido e justificar o salário.
    O cara pega bem, mas tá longe de se imortalizar na memória do surfe, não chega aos pés de Slater, Fanning, Parko, Andy, Bruce,Taj, Egan, Sunny, Curren, Carrol, Potz...
    O cara é fera no quintal dele, saiu de lá é só mais um.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9:40 PM

    concordo com o cara que disse que bater pênalti é fácil, mas não na final da copa do mundo. queria ver esses "modelinhos de cara entediada" (grande julio!) tentando fazer suas gracinhas numa bateria contra o slater ou o irons. cada tem sua opção no surf? não: quando se ganha muita grana pra surfar mas não se prova nos campeonatos, cada um tem mais ou menos culhão. pois reafirmo que apavorar em vídeos é muito mais fácil que no wct.
    abraço, zé augusto de aguiar

    ResponderExcluir
  16. Anônimo10:17 PM

    Prefiro assistir o video da etapa do Mexico de 2006 do que ver um video dos melhores momentos da vida do Jamie O' Caralho !
    abs
    Rob Rotten

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4:05 PM

    surfar competitivamente é opção de quem quer se pôr a prova...talvez o surf seja o único esporte que propicie a opção de ser um competidor profissioinal ou apenas um "curtidor" tb profissional já que se ganha(e bem) para ser um "free surfer"...Uma coisa é certe, tem muito free surfer apenas de pose, que mal sabem executar um cutback na borda tão pouco dar uma batida no olho...O que mais se vê hj em dia, é surfista malabarista que se acham...Bacana, mais uma vertente surgindo no "segmento" surf....Mas ainda acho que surf de verdade é base/lip e com muita pressão...Manobras aéreas é até, uma consequência do uso da força...

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11:28 PM

    Ai, ai...tem uma velharada "intelectual" que não se emenda. O cara acabou de ganhar (outra vez) o Monster Energy em Pipe.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo10:28 AM

    velha guarda do surf = praga de milho....
    não larga o caule até matar a planta.
    se vc surfou de biquilha...admira a tom carrol...bebe formol q surf é outra coisa agora velharada.
    "modelinhos de cara entediada"... legal é cara de brasileiro, preto, feio,dente podre com olho chapado de ganja...q nem a trupe de pablo paulino e cia ne?
    jamie obrien é fodaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1:25 PM

    conheci o O´Brien na casa do Neco, quando ele ficou uns dias tentando arranjar uns pontinhos dum QS na Praia Mole, já faz um tempo, acho que ele tinha até meleca no nariz. Mas o cara já era marrento pra caralho, tava na casa do Neco mas fazia marra até pra ele. Bobo pra cacete. Me pediu pra levar ele numa academia de jiu jitsu depois que perdeu e quase morreu, tomo mais caldo do que em Pipe. Não me levem na sacanagem mas conheço uns 10 caras que se morassem em frente a Pipe também revolucionariam o esporte. o O´Brien pega pra caralho e um bobalhão é sempre bom para alimentar a sede da mídia por notícia...
    RV

    ResponderExcluir
  21. Anônimo4:52 PM

    ao "anonimo" que disse que velha guarda do surf é igual praga de milho...qual sua idade atual e com qual vc vai se matar, já que vc um dia, tb vai se tornar da "velha guarda".... e lgal é ser brasileiro mesmo,preto, pobre e de olho chapado igual a trupe do pablo paulino...e vc, além de frouxo por se manter anonimo deve ser um baita d'um frango recalcado.

    José Ricardo F.Moraes

    ResponderExcluir
  22. Anônimo5:59 PM

    Resumo dos comentários:
    1.J.O.B. surfa pacas mas é um bobão. Bad Boy mesmo é o Ryan Gracie;
    2.Seres humanos envelhecem a cada dia que passa e ficam cada vez mais ranzinzas e ligados ao passado;
    3.O passado existe. Nada é novidade em 2007;
    4.O Dabucetê reúne os melhores surfistas do planeta, em ondas quase sempre espetaculares;
    5.Os Havaianos são um bando de pela sacos;
    6. Tio Maleco podia colocar um post novo.

    Manuel Bandeira 2

    ResponderExcluir
  23. Anônimo1:45 PM

    Ô Manuel Bandeira, que merda é você pra analisar comentário alheio? Vai ce caga seu pela saco do caralho, metido a esperto!!!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo1:48 PM

    Manuel Bandeirinha tenho absoluta certeza que tu não pega porra nenhuma, fica arrotando sarcasmo mas não passa de um recalcado. Vai fazer um blog pra ti seu merdinha. E Marreco, tá na hora de banir estes comentários que tão sem graça pra caralho.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7:23 PM

    pega mais, todo aquele que se diverte sempre...melhor ou pior não importa...se alguém se acha melhor que outro, ponha-se a prova numa competição...todos e tudo envelhece, e quem acha ruim deve com certeza, ser um desequilibrado ou sofre de alguma síndrome...já devem estar à flôr da idade(uns 25 anos) tomando viagra, anabolizante e outros barbitúricos sintéticos.E vocês que insistem no anonimato, são de fato uns perdedores arrogantes e covardes.Marreco(?), não bane nada não, com certeza devem ser uma minoria de 2 ou 3 ou ainda, um único vacilão que perde o tempo precioso bancado pela mamãe, que fica aqui na reca da própia impotência.

    Abraço aos que têm coragem

    José Ricardo F. Moraes

    ResponderExcluir
  26. Anônimo8:57 PM

    Caraio! Faz tempo que não via o bicho pegar desse jeito aqui no blog, hein..

    Já descobrimos que Jamie e o debate WCT X Free Surfers dá mais ibope que Mineirinho e Tow-in em Maresias...

    Concordo com a meia dúzia aí: o cara pega muito, mas é muito bobo. No dia-a-dia surfa de igual pra igual com os feras do circuitxu, mas botou a lycra, 25 minutos, é outra história...

    E como o Tio Jui, boto fé no Jordy Smith. Postura e estilo à la Parko e "muderno" paca. Tô de olho desde que esbarrei com o fera arrepiando a vala em Durban, 2004. Agora vamo ver, né....

    ResponderExcluir
  27. Anônimo4:50 PM

    Caramba, tá brabo mesmo, pior que discussão de futebol ou política isso aqui! Mas confesso que até me divirto vendo o "circo pegar fogo". Calma galera, eu acho que nenhuma pessoa normal fica realmente incomodade de ler opiniões divergentes e o Julio deve morrer de rir com essas polêmicas que ele brilhantemente traz a tona. Toda unanimidade é burra e o espírito da democracia é esse mesmo. Bom esse Manoel Bandeira só escreve bobagem mesmo mas é tudo fanfarronice, quanto mais se incomodarem mais o cara vai se sentir importante. Ao José Ricardo F. Moraes, me diga qual a diferença de postar anônimo ou colocar o nome, já que você tá pagando de corajoso a toa porque eu não tenho a menor idéia de quem você seja e não adianta botar cpf, identidade, foto que vou continuar não sabendo!! Pô colocar o nome em um post não é sinal de coragem e postar anônimo não é covardia, isso é um blog e alguns parecem levar tudo muito a sério!!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo12:31 AM

    Interessante...interessante...todosfalaram algumas verdades.

    O personagem do O'Brien é bem resumido pela foto mesmo,mas há mais coisas pra se extrair das palavras dessa estrela injustiçada e acima das regras selvagens da realidade competitiva do que conclusões sobre personalidade e interesses pessoais dele,pois nada disso importa pra gente.

    Meu interesse pessoal é ligar a tv ou internet, ou chegar na praia mesmo,e ver o surf mais impressionante que há por aí.

    Embora seja evidente que tais comparações são injustas, confesso que, honestamente, nesse ritual de admirar o esporte em si como busca de abstração do mundo cruel (há outro motivo?), não estou preocupado se a falta bem batida foi na final da Copa ou na preliminar da série B, e não me interessa se o Romário é um babaca ou não.

    Talvez o que o havaiano bobo tenha mesmo a dizer é simplesmente que o vídeo dele é muito mais surf pra eu ver e me satisfazer do que 90%do que vejo na ASP, independentemente do fato de estar se comparando "30 min ao vivo X melhores momentos em 1ano" ou "pressão&fome de vitoria X edição no ar condicionado".

    Embora valorize e admire todos os aspectos que envolvem competição esportiva, nã há como negar que isso seja verdade, seja vc fã de Dorival ou Metallica, já que o sistema WQS não necessariamente põe na prateleira das lojas nenhum dos 2 discos.

    A seleção obedece outros critérios senão surfe (agressividade, raça,..., um monte de coisa legal que até inspiram, mas não são exatamente o que queria ver no momento). Aceito que tudo isso é lição de vida, mas realmente às vezes, sei lá, quero somente lição de surf.

    Independente de culhões, o havaiano estrelinha modelete deprimido(que é o que é pq nasceu em berço de ouro, e uns amigos meus talvez fizessem melhor)tem razão nessa. E digo isso mesmo sendo mais fã de Dorival Caymmi, Tudor e Malloys de boutique do que desses tais rodeios de palhaço.

    O problema é que nem um gênero nem outro, e nem um terceiro gênero músical, é beneficiado pelo sistema WQS, assim como na música os contratos obviamente não privilejam qualidade musical. Aí, pros poucos que podem e se garantemde outras forma$, dá vontade de queimar o livro mesmo. E se ainda de tudo isso é ser cool...

    Caramba, 30 minutos. Nunca mais comento sobre surf.

    Pesca

    ResponderExcluir
  29. Anônimo4:59 AM

    manuel bandeira 2

    têm uns cara muito brabo por aqui julin...
    e além do mais, dizem que surfam pacas...

    não sei se os comentaristas sabem, mas o Blog do tio maleco, assim como algumas outras coisas que fizemos, é frquentado por uma dúzia de amigos em comum há mais de 15 anos. tenho orgulho de ser um deles.

    os comentários que fizeram para ser lidos pelo julio, bomba, marcelus, mellin, rick, valente, pepê, fiapo, ricardo, alema, joca, pedro, camara e mais alguns poucos que não conversam mais sobre surfe no dia dia como faziam há alguns anos atrás. e ao contrário do que imaginam outros, sabem como usar uma borda e gastam boa parte do tempo criando vídeos, pranchas, filmes e livros sobre o tal esporte dos reis.

    pelo Blog nós mantemos algum contato nessa vidinha corrida que um dia foi tranquila que só.

    pura diversão.

    desculpem se irritei algum visitante, mas a conversa era entre amigos, não com vocês.

    um bocado de boas ondas e uma dose de bom humor não faria mal algum.

    divirtam-se.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo8:50 AM

    puta que pariu, o bacaninha é íntimo 'doscara'! grandes merda!!! meu caro trouxinha, conheço todo esse teu universo expert mas nunca babei ovo dessa única trupe pensante do surf nacional. os cara são foda mas tu tenho certeza não é de nada.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo9:47 AM

    coloca senha no blog então para só voces terem acesso...

    ResponderExcluir
  32. Anônimo1:04 PM

    boa idéia! mas ia perder a graça...

    o Blog ficaria sem os comédias que levam tudo a sério... e de graça.

    beijos pra você também.
    Manuel Bandeira 2

    ResponderExcluir
  33. Anônimo1:10 PM

    Porra Marreco,
    Bota logo um texto novo.
    Tá ficando chato.
    Tem uns caras que se levam muito a sério.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo8:09 AM

    Concordo com o Bomba e o Bandeira: êta bando de pentelho!! Tudo por causa desse papo de free x pro que já num faz sentido desde, pelo menos, o Sons of Fun...

    ResponderExcluir
  35. Anônimo2:34 PM

    Crianças, hora do recreio.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo3:48 PM

    É julio, cria logo uma senha nessa Blog que permita apenas comentários de quem coloca o nome real. Assim a rapaziada troca idéia e os valentões anônimos desistem de encher o saco dos outros.

    Liberdade pra gente ignorante não funciona, têm que educar antes... Concordo com o tal Bandeira 2, Bomba e Cia, o legal dos post são os comentários divertidos e sarcásticos, não esses bundões que ficam xingando os outros a troco de nada.

    Brunão

    ResponderExcluir
  37. Puxa vida...
    enrubesci-me de vaidade com comentários tão delicados.
    Não colocarei senha, nem tampouco farei disso aqui uma tribuna de jovens de trinta anos contra adolscentes de 40.
    Na verdade, diria Francis (saudades...), a burrice é a maior multinacional do mundo e quem pouco lê, pouco sabe, pouco vê.
    Como a horda habituou-se a ler amenidades, qualquer opinião que se discorde é ofensa pessoal.
    E voces sabem que hoje em dia essas ofensas resolvemos botando fogo em ônibus e enterrando na vala, como todo povo civilizado.
    Hoje, dia 16 de fevereiro de 2007, deu num jornal lá da Inglaterra que o novo esteadio de Wembley é plágio dum projeto do Niemeyer.
    Ora, pro colega que disse prefirir o Jamie aos desdentados, está claro que o modelo é esse: loiro, olhos azuis, semi-alfabetizado em inglês e arrogante.
    Imagem e semelhança.
    Nada que fizer lembrar ao mancebo sua origem lhe é agradável, pelo contrário, causa vergonha.
    Sonha com a chegada do Pelé branco.
    Orgulha-se de nunca precisar trabalhar porque o pai o educou assim.
    Fica chocado com a morte do João mas vota em quem mata por atacado sem peso na consciência- quem sabe não sobra um qualquer no bolso do tio, no dele ?
    O ódio dos mais velhos é apenas dúvida no lado pouco desenvolvido do cérebro.
    Confesso que sinto certo orgulho de ser olhado por essa turma de baixo pra cima, como olham a todos.
    Na minha família, a tradição é acumular apenas conhecimento, que trocamos com eles sem cobrar um centavo.
    Morou ou boiou ?

    ResponderExcluir
  38. Anônimo12:45 PM

    Carlos Eduardo Patussi.
    Hahahaha!
    Não sei se morei ou boiei, acho que morei um pouco boiei outro tanto, mas que a discussão ficou engraçada (apesar dos palavrões), há isso ficou. Nada de senha, muita ironia e em frente com as diversas opiniões e quando a coisa esquenta o Julio dá umas boas "chiletradas" e aí fica mais engraçado ainda.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo1:18 AM

    Não tem jeito, conflito de gerações é inevitável. Meu pai sempre me sacaneou dizendo que o Jimmy Page era foda e o Kurt Cobain uma enganação, que só acho o Federer o melhor porque não vi o Borg jogar, que dureza era na época dele que agora é tudo mamata...

    ResponderExcluir
  40. Anônimo9:17 PM

    Verdade seja dita, conta-se nos dedos hj em dia os caras que tem condições de ganhar uma etapa do 'CT.... muitos do próprio cicuito não tem. O freak Jamie tem essa moral em Pipe , mesmo estando fora do circuito. Mas sua arrogancia tornou-se tamanha que posa de presepeiro a qualquer preço e foi devidamente posto pra escanteio no quintal de casa quando já se imaginava tomando banhozinho de Foster no palanque tsc,tsc ..... desta vez ponto para a velha guarda que emplacou os representantes de tão distinta final ( sl8ter,mob,cory,andy)...esses sim surfam pra Caralho !!!

    ResponderExcluir
  41. Anônimo8:28 PM

    Es — ist sinnlos. viagra kaufen cialis ohne rezept [url=http//t7-isis.org]viagra bestellen[/url]

    ResponderExcluir
  42. Anônimo7:12 AM

    Certamente. Sono d'accordo con tutto quanto sopra-ha detto. Cerchiamo di discutere la questione. [url=http://lacasadicavour.com/kamagra-oral-jelly/ ]cialis generico sicuro [/url]Assolutamente d'accordo con lei. L'idea di un bene, sono d'accordo con lei. http://lacasadicavour.com/tag/cialis/ compra cialis A mio parere, si sono errati. Sono in grado di provarlo.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo12:21 PM

    As friends live?
    [url=http://crhhgke.kaspern.de/55/index.html]prepaid credit card 762[/url]
    [url=http://cowpeue.ch2.eu/63/index.html]free consumer credit 134[/url]
    [url=http://hgh30000.55fast.com/index.html]hgh 30000 reviews 773[/url]
    [url=http://cmbmonl.us.ly/41/index.html]credit counseling consumer u[/url]
    [url=http://physician.fr33webhost.com/63/index.html]albany school high l[/url]
    [url=http://paralegaltexas.55fast.com/42/map.html]green with tea j[/url]
    [url=http://paralegaltexas.55fast.com/46/map.html]guggulu c[/url]

    We will be glad to see you

    ResponderExcluir

Diga lá...