sábado, outubro 07, 2006

Leituras fundamentais

Nada de novo nesse vídeo do Curren surfando Porto Escondido, nada para o olhar desatento.
Um malandro detalhista vai prestar atenção no contador do filmezinho e voltar várias vezes para o momento onde Curren usa 100 anos de herança e sabedoria para ler uma onda como um poema do Pessoa - 0:59 em cima da pinta.
Ali, no 0:59, admiramos o jogo de corpo acompanhado com um aguçado faro para adaptar uma manobra corriqueira num movimento sublime.
O amigo pode torcer o nariz e achar que o Taj Burrow no lugar do Curren já estaria em órbita.
Azeite, diria Saldanha.

21 comentários:

Anônimo disse...

quem ousar comparar a farsa australiada taj "amarelão" burrow com o tri campeão mundial tommy curren de deve mudar de esporte, pois ainda não compreendeu a essencia do esporte. É a mesma coisa que comparar o zico com o walter minhoca.

Anônimo disse...

Por favor presidente Rabbit tira a Etapa de Mundaka do calendário da ASP. Ninguém aguenta....Se essa falta de constancia fosse no Brasa era reclamação geral, mas como não..ninguem fala...

Anônimo disse...

Estava achando surpreendente o ano de Taylor Knox, que na minha humilde opião é um dos 5 melhores do tour, vinha num ano para ele bom, mas não tem como imaginar aquele algo mais, ele simplesmente não surfa em suas baterias...é duro e irritante, toda vez perde para um surfista menos talentoso.

Anônimo disse...

POrra na boa!!!!

Dava para não desvirtuar o post com comentário que não seja relativo!!!???

Comenta a porra de WCT aonde for o post relativo!!! Desvirtua totalmente o que o Julio gostaria que fosse observado na imagem!
A discussão, o comentário, é para ser feito sobre a filmagem, e garanto ser isto a proposta dele e tb digi que seria muito mais interessante do que começar com aquela lenga lenga e pindaíba de WcT , Floripa e o caralho!

POrra posta sobre o WCT qd tiver matéria de WCT! Desfoca todo o sentido do post!

Anônimo disse...

Será que ele já tinha sacado aquela sessão jogando lá na frente?

Johnny Utah disse...

Achei o ponto alto do vídeo quando o contador marca 1:02

Luizada disse...

É muita categoria, sou mais o Curren de hoje que a maioria desses caras do WCT no auge. Alguém deveria dar um wild card vitalício para esse cidadão...

Anônimo disse...

O "MALLOY" comentarista tu tám censurando? isso era no tempo da ditadura.

Anônimo disse...

Não mané... é para vc se tocar, "tomar simancol", se for paulista "se liga mano", pq o post para vc comentar algo relativo ao WCT preferencialmente, foi o anterior e talvez o próximo!
Este post dá para ver qual foi o intuito do Júlio!
Se não compreendeu problema seu!

Anônimo disse...

Aí Malloy
Quando o Julio escrever, diga "Bom dia, Julio!" com a disposição de quem está falando com a Gisele Bündchen de biquíni.

Morra de rir das piadas e colunas que o Julio escrever, mesmo que seja uma merda.

Cole um adesivo no seu carro, escrito "Eu Amo Julio Adler".

Nunca saia do compuatador antes de Julio postar uma nova matéria, nem isso represente ficar 24 h on line.

Seguinte mané ( não foi assim que tu referiu ?) escrevo o que eu quiser e tu não gostar problema seu ! OK?

Vino disse...

Foi mal, mas qualquer um com menos de 30 anos acha Taj Burrow melhor.
Nao e questao de comparar, Curren e otimo, perfeito mesmo, mas nao e moderno e hoje, queiram voces ou nao, o surf se modernizou.
Nao tem comparacao, para mim, Burrow e Curren desempenham o surf de maneiras diferentes e sao otimos nisso.
E a mesma coisa que comparar um genio como Beckenbauer e outro genio como Zico, ou entao Fangio com o Senna.
Epocas diferentes, estilos diferentes.

Qualquer comparacao e uma furada, uma besteira.
Nao sei se comparar(ou ate desmerecer??)foi a intencao do Julio, mas se foi, este foi um dos piores post de todos.

Anônimo disse...

Achei no Houaiss
'Moderno"; adj.
1 relativo à época em que se vive; atual.
2 relativo ao período da história mundial.
3 novo, recente.
4 avançado, inovador.
5 que está na moda.

Taj não é mais tão novo, é avançado e inovador com certeza, está na moda há algum tempo, mas, se considerarmos sua influência na história do surfe mundial, fica longe de ser uma influência como o Currem foi e ainda é.

Vino disse...

Isso que quero discutir.
Taj nunca ganhou nada, mas se vc perguntar a um pessoal com menos de 25 anos e que realmente surfa, nao imitadores de Jack Johnson e cia, e provavel que Taj seja o idolo de 8 entre 10.

Uma nova revolucao comecou, a dos videos. Eles tomaram dimensoes gigantes, veja Wardo e Jamie como exemplo.
E ainda por cima vemos uma geracao influenciada por esportes que chegaram a niveis extremos, como o dirt bike e o skate.

E Taj e o maior expoente disso, das pessoas que conheco, a grande maioria prefere Taj a Slater.
A ASP e seu circuito dos sonhos perderam a credibilidade, pelo menos no Brasil(que ondas de sonhos passam distantes), bem como Slater que a patir do 6 campeonato, em nada mais contribuiu para tornar o circuito atraente de novo, ja deveria ter se aposentado pelo bem do surf, assim como Shummy.

Enfim, esperem 15/20 anos e vcs irao ver o patamar que Taj estara na galeria de "idolos".

Por fim, nao estou me baseando em achismos, estou relatando o que vejo, de pessoas da minha idade.

Anônimo disse...

Taj é uma FARSA !

Anônimo disse...

acho que esse tal de vino tah tomando umas drogas bem pesadas ..

Anônimo disse...

Vino e cia. vocês são a síntese do que o surf está se tornando, uma massa de inexperientes sem referencias e sem rumo que negam o passado e esquecem que esta geração chamada "power surf" proporcionou o que taj's e cia estão fazendo hoje em dia, portanto escute e aprenda com quem sabe.E respeito aos mais velhos!! E comparar Curren com Taj realmente é uma grande injustiça para com um verdadeiro campeão.

Anônimo disse...

Tenho 28 anos e o comecei a pegar onda por causa do Curren, também andei de skate seriamente durante vários anos e por isso acho o Taj tão bom quanto o Curren. Os 2 tem na minha opinião a mesma importância no surfe e acho que ambos merecem seu lugar na história. Neguinho tem que parar de achar que o WCT é tudo e se um cara não é campeão ele está um degrau abaixo de quem foi, e por isso acho o Bruce tão bom ou melhor que o Andy por exemplo. O Tom Curren foi e é meu ídolo pelo surfe no pé e não por ser tricampeão mundial, assim como o Occy nem precisaria ganhar o título em 99 para eu acha-lo tão genial como o Curren. O Taj é o cara que fez a mistura perfeita entre o surfe e o skate e por isso ele não se dá muito bem em competicões já que o surfe dele fica preso a uma linha muito "certinha" pra não correr nenhum risco de cair da prancha e agradar juízes e por isso é nos vídeos que o cara tem liberdade para tentar o que quiser e puxar o limite. O Mark Gonzales foi um skatista que não passava de décimo lugar em campeonatos mas que mesmo assim era considerado o melhor de todos e talvez seja por isso que o skate nunca teve um WCT, ninguém liga e a mídia especializada ignora campeonatos e a indústria é toda focada nos vídeos e fotos de revistas e acho que aí é que caras como Fletcher,Wardo,Bruce Irons,Dorian e Taj se encaixaram quando a indústria do surfe seguiu o mesmo caminho. Não se pode comparar estilos e épocas diferentes,admirar um não significa desmerecer o outro e concordo com o Vino que o Taj daqui há 15 anos vai ter seu nome na história.

Julio disse...

Taí um excelente comentário.

Rodrigo disse...

porra marreco, agora tu mato do coração os caras que tão esperando um reconhecimentozinho.

Anônimo disse...

voce jah viu skatista power ? voce jah viu skatista entubando fundo ? esse negocio de comparar skate com surf nao dah !

Anônimo disse...

Eu te garanto Julinho, quem acompanhou de perto o aparecimento daquele muleque estiloso de santa barbara ali por 80, que veio a se tornar o maior icone desse esporte na decadas seguintes, vai te dizer a mesma coisa... Curren foi, é, e será pra sempre IMPAR... Comparar esses malandrinhos com Tom curren me irrita ao extremo... Até mesmo com o Fabio gouvea, que é fabuloso, mas pra chegar a tom curren ainda falta mais chão que o nordesde inteiro... nem trocando o jeguinho por uma ferrari enzo, nessa encarnação ele não emparelha com DEUS, DIGO CURREN...
Acordem aí viajantes... Tom Curren é Michelangelo do surf.
Gouvea e Taj são otimos no "mundo dos de carne e osso".
resumindo: todo mundo, querendo ou não, fera ou paraiba, sabendo ou não, deriva de tom curren.
Dom Carlos