terça-feira, fevereiro 17, 2015

Silencio eloquente

Carlos Mudinho, um Homem religioso que merece a devoção dos que vivem o surfe

As mãos dele falam tanto quanto os seus olhos.
Cada palavra que ele quer dizer é explicada com uma quantidade de recursos fantástica, exatamente igual ao jeito dele pegar onda.
Os movimentos dos braços indicam distancias, caminhos e são sempre acompanhados de uma absurda agilidade com quadril e as pernas - absurdo para um senhor de 60 anos.
Carlos Mudinho é um dos meus surfistas preferidos, dentro e fora d’água.


Nem todos conhecem ou sequer ouviram falar do Mudinho, quem o viu surfar não esquece jamais.
Mudinho tem a classe dos grandes de toda história.
Descende direto da linhagem que passa por Phil Edwards, Mickey Dora, Barry Kanaiapuni, Curren e John John.
Alguem já escreveu que elegância é economia de gestos e Carlos Mudinho surfando representa como ninguem essa frase.
A surdez nunca foi obstáculo, aprendeu a ler lábios - e ondas.
Não há um instante de silêncio ao lado dele, os sons jorram numa explosão eloquente, se faz tão claro quanto um apresentador de jornal das oito.
A expressão Mestre tem mais de um sentido quando penso no Carlos Mudinho - Profissão e vocação.


Pura Categoria


Os surfistas brasileiros não são especialmente famosos pelo estilo, mas sim, temos alguns exemplos que não fariam feio no quesito graça em cima de uma prancha.
Rapidamente, sem pensar muito, relembrem comigo, Fabio Gouveia, Picuruta, Pitzalis, Castejá e Daniel, uma lista pequena dos mais influentes e estilosos prancheiros da nossa curta história.
Gente que, por obra divina ou muito trabalho duro pra conter os ímpetos, fez a escolha da beleza antes da objetividade.
Hoje é justamente o inverso, objetividade antes da beleza, ou seja, a grande maioria que começa a surfar prefere aprender logo a fazer uma penca de manobras, voar e rodopiar, sem dar a menor bola pro estilo.
Mudinho unia (ainda une!) funcionalidade e estética.

Não vi a fase de ouro dele, final dos anos 60 e início dos anos 70, fui conhece-lo apenas nos 80, quando os pranchões tiveram um renascimento e foi criado um circuito brasileiro, e mundial, de pranchão - paralelo ao de surfe profissional.
Enquanto a maioria da macacada tentava surfar com uma 9’6’’ como se estivesse de 5’10’’, Mudinho levava pra dentro das baterias um surfe clássico e poderoso baseado numa postura firme e uma intimidade fenomenal com as bordas da prancha.
Aquilo era música para os olhos.

Toda vez que ele ia pra água, mágica acontecia, avançando ou não nas competições.
E quanto maior o mar e melhores as ondas, mais distante ficava o desempenho do Mudinho pra todo resto.
Nat Young era o único que acompanhava o ritmo - ritmo dos anos 60, entenda-se.
Ao contrário da maior parte dos caras que competiam no circuito dos pranchões, Mudinho parecia apenas interessado em esticar seu tempo surfando e melhor desculpa não havia para os quarentões levar adiante a vida de surfista.
Shaper que atravessou cinco décadas fazendo pranchas de qualidade inquestionável, ainda hoje seus pranchões são considerados obras de arte.
Quando comecei a surfar, minha primeira prancha foi uma Carlos Mudinho 7’2’’ vermelha com um raio branco, presente do namorado (hoje marido) da irmã mais velha.
O fascínio começou ali.
Quando fiz a lista de mais de 80 entrevistados para a série 70 e tal do canal OFF, destaquei que uma entrevista com Mudinho não era apenas necessária - era fundamental.
Tentei explicar, sem sucesso, a importância dele.
Ensinou Rico (e outros!) a shapear no final dos anos 60, venceu eventos importantes, explorou e desbravou como poucos o litoral de norte a sul do Brasil e surfou, e aqui enfatizo novamente, surfou - e surfa! - de forma sublime.

Mudinho no Pier em 1972



Mudinho mora hoje em São Pedro da Aldeia, surfa quando pode, dá aulas para surfistas surdos e aguarda com alguma ansiedade pela sua aposentadoria para poder surfar mais.
Pesquisando na grande rede, percebo que celebra-se pouco a arte desse camarada que é possivelmente o surfista brasileiro mais menosprezado pela imprensa.
Achei uma excelente entrevista feita por outro surfista surdo, Renato Nunes (http://carlosmudinho.blogspot.com.br), que fazia a tradicional pergunta, qual foi o grande momento da juventude...
A resposta conta tantas histórias que merece ser publicada na íntegra.

Uma vez, em 1967 teve uma forte ressaca no mar, as ondas quebravam de 4 metros e rolavam bem atrás do pontal do Arpoador. Foi super sufocante para atravessar a arrebentação e ficar bem longe da praia, como se estivesse em alto mar. Foi fora do comum. Peguei ondas grandes com uma 9’4 noserider Surfboard House. Nesse dia só entraram na água alguns longboarders corajosos como Geraldo, Persegue, Armando Serra, Penho, João (ex-marido da Fernanda Guerra, primeira surfista brasileira) e outros que não me lembro o nome. O meu outro momento marcante foi quando ganhei o campeonato Extra Magno 1967 na praia do Arpoador. Com experiência de apenas um ano de longboard. Fui homenageado como revelação do ano.

Encontrei-o dia desses num almoço da velha guarda promovido pelo generoso Armando Serra, não mudou nada.
Mesma energia, mesma eloquência de sempre.
Queria passar mais tempo surfando ao lado do Mudinho para aprender mais...





5 comentários:

  1. Comecei meu contato com o surf em 1969, tive o meu primeiro encontro com o Mudinho no início dos anos 70. O via surfar no Pier e em outros picos do RJ e ficava admirando a maestria deste atleta. Ainda nos anos 70, em Saquarema, foi onde começamos a nos cumprimentar dentro d’água com um pequeno movimento positivo com a cabeça, um para o outro. Mas foi a partir de quando comecei a ser patrocinado pela K&K em campeonatos é que conheci de verdade “Carlos Mudinho e Zé Mudo”, dois caras fantásticos. O Mudinho passou a ser meu Shaper, professor, companheiro de viagens (numa dessas, foi onde conheci através dele novos amigos, entre eles você “Dragão”), Mudinho é amigo, irmão e exemplo de vida. Ele foi e sempre será um cara que deveria estar registrado para a eternidade em revistas, livros, filmes, museus para conhecerem realmente um SURFISTA que passou sua vida se dedicando de corpo e alma para este esporte. Ele tem caráter, coragem, inteligência, sabedoria, humildade, experiência, talento..., tudo para acrescentar como ser humano. ALOHA a todos!
    Lenardo Sanches-RJ

    ResponderExcluir
  2. Um idolo. O mudo mais falante da face da terra. Tive o privilégio de ve-lo surfar um Makaha clássico. Chegou depois da bateria mas deu um show no freesurf.

    Rafael Sobral

    ResponderExcluir
  3. Meu grande amigo, irmão em Cristo, meu shaper, surfamos sempre juntos, amigo de minha família, meu filho gosta de conversar com ele, meu vizinho e meu professor. Me sinto muito privilegiado por ter ele como amigo e companheiro de surf! Aloha! !!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7:22 AM

    Meu amigo Julio, ja faz tempo que não passo por aqui e não leio suas palavras. Conheci Mudinho na dedada de 90 na Macumba, aonde fazia suas pranchas. Realmente nunca vi um mudo falar tanto!!! Alem de tudo isso, vale lembrar que ele e meu colega de profissão: Arquiteto!!! Usa isso nas pranchas magicas dele!! Abracao,
    Fred

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:42 PM

    Se isto fosse o "faceback", eu poria um "like" muito grande a esse artigo! Parabéns Júlio! Acutilaste, como sempre! Abraso,

    MP

    ResponderExcluir

Diga lá...