Charlie Don't Surf / Apocalypse Now from Cinque Lee on Vimeo.
O Horror, o horror…a frase insistente da obra de Joseph Conrad, Heart of darkness, que Francis Ford Coppola levou pras telas transformado em “Apocalipse Now”.
Tempo de guerra empurra-nos para reflexão, surfe em tempo de guerra, remete a pranchinha que o louco do Coronel William Kilgore usava no filme: uma Yater nova em folha, que segundo a lenda, Coppola e Millius, diretor e roteirista, usavam nas horas vagas pra relaxar dentro d’água, entre uma crise e outra.
Robert Duvall, que interpretou o doido do Coronel que queria surfar em pleno bombardeio(ainda não viu o filme ? então corra!), foi indicado para o Oscar de ator Coadjuvante de 1979 e perdeu para Melvyn Douglas.
Guerra me dá um desânimo danado, uma vontade de mandar tudo à pqp, mas como diz meu guru do Meyer, Millor Fernandes, ‘Já que não dá pra mandar todo mundo à merda, a gente conversa’, algo por aí..
Conversa sim, como o Moçambicano Mia Couto que escreveu uma carta aberta ao Bush que deve ser lida por todo homem alfabetizado e vacinado no endereço http://resistir.info/palops/mia_couto.html
Mia Couto nasceu na cidade de Beira, Moçambique, em 1955. No Brasil tem tres livros lançados: “Estórias Abensonhadas”, “Terra sonâmbula” e “Todo Homem é uma raça”(todos pela Editora Nova Fronteira).
Uma frase que dá partida no “Terra sonâmbula”, reproduzo aqui ao lado: “Há tres espécies de Homens: os vivos, os mortos e os que andam no Mar.
É de Platão, aquele mesmo.
Esse é o nosso elo com Mia Couto e o velho grego.
A guerra já nos trouxe benefícios antes, quando na segunda grande guerra, Bob Simmons, um louco de pedra, resolveu fuçar novas tecnologias e inventou de laminar as pranchas com uma novidade usada nos campos de batalha pela marinha americana: Resina e fibra de vidro.
Isso em 45/46.
A idéia de deixar os tarugos de quase 60 kilos mais leves deixou Simmons obcecado.
Transformando tudo que encontrava sobre hidro-dinâmica e aero-dinâmica em fórmulas matemáticas, Simmons chegou a conclusão que uma leve curva na rabeta e outra no bico poderiam mudar a o jeito deles surfarem.
Suas pranchas foram tão cobiçadas no pós-guerra californiano que malandro tinha que esperar até um ano por uma encomenda- isso se ele fosse com a sua cara, segundo relata Greg Noll.
Gary Cooper, o mais famoso galâ de Hollywood tinha um modelo Simmons para divertir-se quando não estava cercado de índios nos sets de filmagens.
Cooper seria como um Tom Cruise, Harrison Ford ou George Clooney, tudo misturado, nos dias de hoje.
O mundo era menor naquele tempo.
Voltando à guerra do casal Bush e Blair, a revista Time, versão européia realizou uma pesquisa muito oportuna recentemente, perguntando aos seus leitores/internautas quem eles achavam que era o país mais perigoso para a paz mundial.
A resposta veio certeira:
Coréia do Norte 6.7 %
Iraque 6.3 %
Estados Unidos 86.9 %
Alguem duvida ?
PS 1 - No saite da Surfer já é possível assistir os vídeos do Quiksilver Pro gravados pelo Pat O’Connel.
http://www.surfermag.com/vids/quikprovidzerothree/
PS 2 – Bruno Santos deu um couro no Dave Macauley na casa do cara, no Salomon Masters.
PS 3 – www.we-walk.com pra quem gosta de ir um pouco mais fundo no assunto…
PS 4 – um belo vídeo para não perder no endereço - http://ocean.com/TOC/FilmMoreINfo.asp?filmID=16
Samoa deve ser mesmo uma viagem e tanto!