quinta-feira, maio 21, 2009

9 Chances de enlouquecer


Foto braba do Clemente Coutinho

[Tempestade em copo d'agua>Revista Surf Portugal # 194>Março 2009]

Todo surfista tem um ego extraordinariamente grande capaz de arremessa-lo nas situações mais absurdas.
Ninguem ta livre dessa sina, muito menos eu.
Na madrugada do dia 9 de fevereiro entrei num taxi em direção ao aeroporto.
Destino ?
Fernando de Noronha.
Meu desafio era fazer pela primeira vez em toda minha vida a locução da edição comemorativa do décimo Hang Loose pro, algo semelhante (pelo menos pra mim) a ser obrigado a entrar em Teahupoo meio torto com mais de oito pés.
Sempre desconfiei do paraíso de Noronha. Ainda nos anos 80 ouvia histórias incríveis das ondas, da mais completa falta de infra-estrutura, locais furiosos, tubarões, fundos de coral e tubos desertos e inesquecíveis.
Depois de tantas horas de viagem, entra em avião, sai de avião, sobrevoávamos a Cacimba do Padre, Danilo Grilo, duas poltronas na frente, duvidava dos apenas 3 ou 4 gatos pingados n'água - fato que automaticamenteme me remeteu pr'um artigo na Surfer lá pelo distante ano de 78/79, texto do Carlos Lorch, fotos do Robert Beck, ondas assinadas pelo lendário surfista paulista Paulo Tendas.
Rumores dentro do avião eram que as ondas estavam tão vazias porque pequenas, segundo veteranos em idas, dispensável quando trata-se de Noronha.
Oba, minha vez! Pensei ansioso e eufórico. Nada como ondinhas para entrar no ritmo do mar que dizem tão violento e impaciente.
Malditas expectativas otimistas. Lá fora, 6 a 8 pés de ondas explodiam literalmente bem mais longe da beira do sempre esperei e os 4 camaradas eram os finalistas da triagem local.
Mal deu tempo de apreciar a cor da água, ou a temperatura agradável na praia devido ao delicioso vento que insistia em decorar cada onda com véu.
Algo esquisito dentro de mim avisava que batimentos cardíacos deveriam estar mais vagarosos pro meu próprio bem estar - pra cada serie um suspiro...
Mas que diabos!? Por que todo esse nervosismo se eu estava ali pra participar da transmissão do campeonato e não, mesmo depois de 12 anos de desistir do surfe profissional como competidor, para provar nada, pra ninguem ?
Todo surfista tem um ego traiçoeiro, escrevia eu logo ali em cima.
Nem passei parafina na minha fiel 6', safra 2003, afinal, pra que ?
Encerrada a final local, pulei na água e fui.


Foto caverna do Clemente Coutinho

Não suje a praia

Uma dificuldade enorme pra dormir apesar de morto de cansado. Por que não se enfiou dentro daquela bomba ? E se não era para se enfiar ali, por que descer ?
Tres dias depois, ondulação virando, maré seca, seca, seca...
Campeonato interrompido, quase meio dia, no Bode (mais para a direita do palanque) mais fotógrafos do que surfistas e cada direita capaz de arrepiar até o mais frio dos surfistas.
Por que não ? uma vozinha insinuava como nos desenhos animados surgem os diabinhos a tentar o Patolino.
Fabinho foi na primeira, Sávio na segunda, Pigmeu na terceira, a quarta tinha o dobro de tudo medido antes, vai ? Não senhor.
Não se esqueça, essa onda na frente de todos fotografos e a turma gritando pra voce ir irá lhe assombrar por muitos e muitos anos.
O ego ferido será capaz de por sua vida em risco para redimir-se, preço alto poderá ser cobrado e nem todos seus tubinhos mixurucas conseguirão misericórdia.


Foto imbecil do Clemente Coutinho

Avalanche de desculpas

Tenho 41 anos, surfo pouco, meu joelho doi, minhas costas doem, trabalho muito, não alongo, mais cedo tava melhor, mais tarde vai ficar melhor, maré muito baixa, maré muito alta, remei tarde, agua nos olhos, vento atrapalhou, tinha um cara embaixo, alguem assobiou, tava distraido, ah meus 25 anos!, meus braços não valiam mais nada, nem de jet ski, prancha muito fina, prancha muito grossa, dava não, muito no rabo, muito atras, nem o Slater, nem o Bruninho, achei que tu ia, por que voce não foi, po!?

Especie em ascenção

Bom dia a todos, estamos aqui na maravilhosa ilha de Fernando de Noronha...
Seja sincero, evite responder insultos (não serão poucos), controle-se.
Na minha frente pipocam mensagens sem parar de todas partes do mundo.
Um brasileiro no Japão deseja boa sorte ao Trekinho, outro, em Barcelona, torce pelo Raoni, da Australia um diz que não perde por nada a transmissão.
Bateria do Guedes.
Chuva de bandeirinhas portuguesas.
É um tal de Gang da Foz, Porto, Porto, Porto, Porto, Ericeira, Carcavelos, Estoril, cada um deles com o sonho de ver um compatriota no podio.
Não será facil.
Pela primeira vez o vejo surfar, como tem garra! e bom estilo. Reclamava na edição de dezembro que em todo 2008 não tinha tirado uma única nota acima de 7.
Na sua campanha em Noronha faz logo um 7.5 na primeira fase e deixa o ex-WCT e campeão mundial junior de 2000 com a segunda colocação.
8.67 na segunda fase.
Pega Bernardo Pigmeu e Marcelo Trekinho na terrível e injusta bateria de 3, perde um.
Disse que não seria fácil.
Primeira onda do Pig, 7.67, segunda ? um 9.6 que tinha a nota 10 escrita desde quando surgiu a serie no horizonte.
Trekinho, 8.33 na primeira e 6.27 pra fechar a fatura.
O Tuga teve duas notas abaixo de 6 pra desespero e indignação da torcida.
O que quase ninguem viu foi um 5.1 do Pig que valia facil mais do que as duas do Guedes, quem se importa ? Ele ja ostentava uma media altissima.
Um internauta: Quando cai o Saca ?

Espécie em extinção

Merda! Como baixou esse mar. Tem graça mais não.

8 comentários:

  1. Me identifiquei total c/ o trecho "Avalanche de desculpas"... Tb surfo pouco, trampo muito, doem meus joelhos e costas, seqüelas de drogas e acidentes, e não alongo nunca... Mas tudo isso é K-O. Moro em frente à praia, nada justifica... E olha que tenho 7 anos a menos que vc, Julião... Vergooonha!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:55 AM

    e' aquela velha estoria, o cavalo esta passando na sua frente , celadinho, pronto para voce montar, mas voce so' fica olhando ele passar,..e quando voce decide ja' e' tarde demais,...e' mesmo,...uma vergonha. Este tipo de reflexao costumo escutar de pessoas que tem 75 anos ou mais, e nao 40 e poucos anos. Francamente, voces nao fazem ideia, 40 e poucos anos e' o melhor da vida, o cavalo esta ai, ..AINDA !!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:23 AM

    Pensamento do dia (da vida): "Se tem onda boa, vc tem condições reais de surfar (prancha, saúde e 1 horinha disponível), mas vc não vai, vc é um merda!

    Gabiru Pensador

    ResponderExcluir
  4. former surfer (too old to die)12:18 PM

    Vai crescer,Gabiru.
    Fica aí cagando regra..

    ResponderExcluir
  5. VxLxBx2:06 PM

    Nem tanto à terra, nem tanto ao mar... Surfar é legal, mas no mundo real nem sempre dá... Muitas vezes o "merda" é aquele que tem tempo e saúde de sobra pra pegar onda, mas não faz nada de útil pro mundo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:53 PM

    boa levei fé....as vezes eu nao to com saco de surfar e nem porisso sou um merda....

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7:48 PM

    Texto ruim, sem nexo. Alem disso com erros de portugues: Rumores dentro do avião era...
    Rumores dentro do aviao ERAM...
    Porra, parece ate surfista escrevendo...

    ResponderExcluir
  8. Pasqualito (pega no meu pirulito!)8:55 AM

    Pô, o cara quer corrigir o português do dono do blog e escreve "portugues", "aviao" e "ate"...

    ResponderExcluir

Diga lá...