terça-feira, março 11, 2008

Discoteca goiaba do surfista desatento 5

Physical Graffiti (24 de fevereiro de 1975) Swan song records - 1º na Bilboard




Sexto album do Led Zeppelin, todos anteriores tinham sido discos de platina, o que significava que tinham vendido pelo menos um milhão de cópias.
Não era só isso, Zeppelin lotava concertos como nenhuma outra banda no planeta, quebrava recordes de público e de vendas a cada disco lançado, todos se perguntavam se eles não eram os maiores do mundo.
Para outros, a questão era: serão os Led Zeppelin a melhor banda de rock do mundo ?
Para os surfistas em 1974/75 não havia dúvida.
Going to California ( do disco IV) tinha se tornado um hino e os cabeludos que vagabundavam pelas praias de Malibu ao Arpoador sempre tinham um K7 com pelo menos um disco do Zeppelin para ouvir nas longas viagens de Kombi e Fusca.
Quando Physical Graffiti chega às lojas, em 1975, Fred Hemmings começava a pensar num circuito mundial de surfe profissional, com a ajuda dos parceiros Jack Shipley e Randy Rarick, que viajava ao redor do globo surfando tudo que se movesse em água salgada.
A idéia era juntar eventos isolados na África, Havaí e Austrália e declarar um campeão mundial de surfe.
Em 1974, antes de tudo começar, seria Terry Fitzgerald, o sultão da velocidade e no ano seguinte, para começar a organizar os competidores, quem tinha mais pontos era o jovem Shaun Thomsom e o décimo quinto era Eddie Aikau.
As revistas engrossavam e a indústria começava a dar seus primeiros passos.
O diretor americano Scott Dittrich lançou seu primeiro filme Fluid Drive com Hendrix e Led Zeppenlin na trilha.
Surfistas usavam calças bocas de sino, a droga começava a mudar de LSD para maconha e o rock'n roll era a única música ouvida.
Aos acordes da guitarra do Jimmy Page tudo virava de cabeça pra baixo. Page foi o responsável pela magnífica produção do Physical Graffiti, criando sons novos para os instrumentos, arriscando, inventando camadas para engordar o pesado som do Led Zeppelin.
Graffiti foi um capítulo na história da banda, seu primeiro disco duplo (para compensar a demora de quase dois anos sem disco) e tem faixas que se recusam a sair do imaginário surfístico (existe isso ?), como Kashmir, faixa 3 do lado 2 do primeiro LP (ou a sexta do CD), não por acaso na trilha do filme Fast Times at Ridgemont High (1982), que tem Sean Penn no papel de um surfista paspalhão, Jeff Spicolli, que até hoje serve como referência para os imbecis que surfam (ou comentam em blogues).
Physical Graffiti é um monumento ao Rock, transita pelo Blues, In my time of Dying, pelo Folk, Bron-Y-Aur, quase esbarra no Country Rock, Down by the seaside, e culmina na tradicional canção Zeppeliana, The Wanton song, The Rover, Custard pie.
Todo album é uma sublime exibição de músicos no auge da sua virtuosidade, principalmente Page e o baterista 'Bonzo' Bonhan, um verdadeiro animal selvagem nas baquetas, uma espécie de Michael Peterson, violento, poderoso e ritmado.
Robert Plant grita com o vigor de sempre, as vezes lembrando Rod Stewart, outras lembrando Joplin, mas rasgando o volume do som da banda cada vez que entrava com sua voz estridente e afinada.
Se te perguntarem alguma vez qual disco levava para uma ilha deserta, pode escolher Physical Graffiti, uma cápsula do tempo que guarda a trilha sonora dos anos 70, das cavadas do Barry Kanaiapuni em Sunset aos ataques do Ian Cairns em Haleiwa.
Nessa onda retrô, junto da sua twin keel e da egg ou pig model de uma quilha, tenha sempre a mão Physical Graffiti para embalar seus sonhos com o passado.

9 comentários:

  1. Anônimo12:01 AM

    sem duvida dos melhores soms q ja escutei na minha ate entao jovem vida!!!muita inspiracao!!!
    so somzera do inicio ao fim sem excecao! viciado em led zeppelin, faze oq ne??
    abracao julio, o blog ta animal!
    robertinho

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:01 AM

    sem duvida dos melhores soms q ja escutei na minha ate entao jovem vida!!!muita inspiracao!!!
    so somzera do inicio ao fim sem excecao! viciado em led zeppelin, faze oq ne??
    abracao julio, o blog ta animal!
    robertinho

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:32 AM

    Rapaz,

    Conheci Plant no Rio em 95 quando ele veio tocar, se não me engano, no Canecão (ou Metropolitan - Barra). A minha namorada, na época, trabalhava na Rádio Cidade que era responsável pela cobertura e divulgação dos shows. Cercado de muitas pessoas, tive a oportunidade apenas de perguntá-lo: O que, depois de entrar para o Olimpo do Rock, o movia para continuar na estrada, sobretudo por estar realizando shows intimistas sem os efeitos pirotécnicos em estádios com 100 mil pessoas? Ele riu, com uma coca-cola na mão e um brilho nos olhos, dizendo: "I follow my destiny, it doesn´t matter where i´m going, because my soul is free." Se foi uma forma de ocultar a insatisfação, ou dissimular o próprio ego, não sei. Mas o que me impressionou é que ele é um gênio do Rock´n Roll, sem se importar com isso.

    Não é para qualquer um.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:58 PM

    parabens pelo texto.
    muito legal. saudade daquele tempo...
    abc, rm

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:13 PM

    ...E em 1976, aparece em N.Y. uma banda chamada Ramones que joga todo o virtuosismo do rock e as camadas de som do Led pras cucuias. 1-2-3-4!!!...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:12 PM

    Me foi dito que aquele filme "Quase Famosos" foi inspirado no Led.
    "I'm a golden God" realmente teria acontecido

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:22 AM

    É isso aí Bodhi, vaidade das vaidades, tudo é vaidade...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4:20 PM

    Do caraleo o texto, muito som, Zeppelin é eterno mas, porra compatriota, anos setenta havia muito surfista bom aqui - como chamas invariavélmente - no bananão, salve lindo etc, bons surfistas...Teus textos são bons mas só matém viva a memória de nomes norte americanos eoutros. Tudo bem, surf(e) veio de lá mas eles lá, não fazem uma menção honrosa aos da banana..Sem preconceito ou excesso de nacionalismo mas, tô de saco cheio de barrys, terrys,kellys e holy fucks...Salve(!), das silva, martins, da veigas,guanabaras...Se falas com propriedade dos anos 70, pesquisando ou não, tb encontras dos nossos...

    1,2,3,4....

    Alberto Macieira

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:35 PM

    Meu pai era fanático e quando comecei a escutar punk rock o velho resolver me azucrinar sempre colocando no som da sala zeppelin, king crimson e pink floyd no volume máximo. Eu na ignorância da juventude achava o Led uma merda, ainda mais por ser o tipo se som que meus pais gostavam... Hoje dou risada e sou que escuta amarradão os mesmos discos de vinil nas alturas, mas ainda prefiro como o cara ali de cima citou o 1-2-3-4 dos Ramones.

    ResponderExcluir

Diga lá...